Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

30 julho 2008

PSD/Lagos considera inconcebível asfaltar sem renovar infra-estruturas

Os autarcas sociais-democratas questionaram o presidente do Executivo Municipal sobre as obras de asfaltamento de ruas em algumas localidades do concelho que estão a ser realizadas sem construir passeios novos nem renovar as infra-estruturas de águas e esgotos.
Para os sociais-democratas, é preciso atacar de frente o défice financeiro municipal do sistema de saneamento, o qual agravou-se depois da venda da ETAR de Lagos à empresa ‘Águas do Algarve’. Para equilibrá-lo, sem ser à custa de novos aumentos de tarifas, entendem os autarcas do PSD/Lagos que “a modernização das redes locais é uma opção inadiável.”
Leia mais no 'Notícias de Lagos Online', aqui, no 'Canallagos', aqui.

29 julho 2008

Imprensa regional (jornal gratuito 'Edição Especial')

Clique na imagem para ampliar

25 julho 2008

PSD/Lagos quer transformar antiga escola em Centro Social

O PSD/Lagos, através dos seus vereadores, solicitou na última reunião do Executivo municipal a inclusão no Plano de Investimentos da autarquia para o próximo ano do projecto para a reconversão do edifício de uma antiga escola primária, actualmente desactivada, em Centro de Dia, Apoio e Convívio de Idosos.
O edifício, que até há pouco tempo serviu de armazém de apoio ao Núcleo de Lagos da Cruz Vermelha Portuguesa, localiza-se na povoação do Cotifo, integrada na freguesia de Bensafrim, e encontra-se actualmente sem utilização definida e permanente, apresentando sinais de acelerada degradação.
A antiga escola primária é propriedade municipal e, dada a sua localização num núcleo rural interior, é entendimento dos sociais-democratas que pode vir a desempenhar uma função relevante no apoio e combate ao isolamento da população sénior do interior do concelho, designadamente, das freguesias de Bensafrim e Odiáxere residentes nas imediações.
A reabilitação e reconversão do antigo edifício da Escola Primária do Cotifo para funções de Centro de Dia, Apoio e Convívio de Idosos faz parte do conjunto de compromissos sociais do PSD/Lagos para a próxima legislatura autárquica.

Fonte: PSD/Lagos.
Leia também no "Barlavento Online", aqui, no "Canallagos", aqui, no "Notícias de Lagos Online", aqui, no "Região Sul Online", aqui.

24 julho 2008

Imprensa regional (jornal 'Postal do Algarve')

Clique na imagem para ampliar

Imprensa regional (jornal 'Postal do Algarve')

Clique na imagem para ampliar

Imprensa regional (jornal 'Região Sul')


Clique na imagem para ampliar

Empresa municipal de Lagos repete despesas sem autorização e violação de contrato-programa

A empresa municipal para a gestão desportiva “Lagos-Em-Forma, EM.” realizou mais despesas sem comunicar nem solicitar autorização prévia à Câmara Municipal de Lagos, voltando a violar o contrato-programa estabelecido com a autarquia.
O assunto fez parte da Ordem do Dia da última reunião da Câmara Municipal de Lagos e foi aprovado com os votos contra dos sociais-democratas mas com o “voto de qualidade” do Presidente da Câmara que entendeu serem de aprovar as aquisições efectuadas pela empresa municipal, embora feitas de forma irregular.
Desta vez foram autorizadas despesas de montante superior a 20.000 euros, na sua maioria realizadas no recentemente inaugurado Pavilhão Desportivo municipal e sem que a Câmara as aprovasse ou tivesse tido conhecimento da sua efectivação nos período de dez dias subsequentes, conforme é estipulado no contrato-programa.
Leia mais no 'Canallagos', aqui, e no 'Notícias de Lagos Online', aqui.

22 julho 2008

Notícia "Correio da Manhã": "Trabalhos a mais suspeitos"

Clique na imagem para ampliar

21 julho 2008

Notícia DN: "Obras sem concurso dão milhares de euros de multa"

Clique na imagem para ampliar
Saiba mais no 'Observatório do Algarve', aqui, no 'Região Sul Online', aqui.

PSD/Lagos refuta responsabilidades em ilegalidades apontadas pelo Tribunal de Contas

Os vereadores da Câmara Municipal de Lagos eleitos pelo PSD rejeitam quaisquer responsabilidades sobre os indícios de ilegalidades apontados pelo Tribunal de Contas referentes à segunda adjudicação de trabalhos a mais no âmbito da empreitada de construção do pavilhão e piscinas de Lagos.
Os sociais-democratas mantêm a posição já manifestada ao Tribunal de Contas em sede de audição de contraditório, não só porque não votaram a favor da adjudicação de tais trabalhos, sem sujeição prévia a concurso público, como também, porque não têm quaisquer competências delegadas pela Câmara Municipal em matéria de empreitadas municipais ou outras.
“Quem detém todas as competências e desempenha os seus cargos a tempo inteiro são os eleitos pelo PS. Quem levou a proposta à Câmara e votou a favor foram os eleitos pelo PS. Quem teve a obrigação, os meios e a responsabilidade de acompanhar diariamente todo o processo da empreitada foram os autarcas do PS. Nós, somos vereadores mas sem tarefas atribuídas, sem ordenado e sem sequer termos os meios mínimos que a lei obriga o Sr. Presidente a colocar à nossa disposição. Daí que estejamos tranquilos e confiantes de que, no fim do processo, vai ser feita justiça e não nos vão ser imputadas quaisquer responsabilidades”, refere Nuno Marques, presidente do PSD/Lagos.
Para Nuno Marques, “é bom sublinhar que ninguém nos pediu qualquer opinião previamente à formalização da proposta para novos trabalhos a mais e à desnecessidade de concurso público. Não obstante os valores elevados e de ser um segundo contrato adicional –o primeiro, celebrado em 19 de Maio de 2006, foi de 725.739, 87 euros, sem IVA–, o facto da documentação distribuída não ter sido suficientemente clara e objectiva suscitou-nos as dúvidas que expressámos na ocasião, as quais, somadas à falta de disponibilidade manifestada pelo Executivo para o seu cabal esclarecimento, motivaram a nossa abstenção.”
Os sociais-democratas têm motivos para acreditar que a razão pela qual o relatório do Tribunal de Contas não isenta os autarcas do PSD de todas as responsabilidades prende-se, unicamente, com o facto de a lei geral dizer que a abstenção não é automaticamente desresponsabilizante. Mas também não diz que é. Porém, “tal imputação de responsabilidades tem primeiro de ser provada em tribunal, e, neste caso, não há qualquer razão para que isso venha a acontecer contra nós, por todas as razões atrás descritas”, adianta o presidente do PSD/Lagos.
No entendimento de Nuno Marques, “perante as circunstâncias, consideramos que a abstenção foi a posição mais acertada e responsável que poderíamos ter tomado já que, face à informação que nos foi disponibilizada na altura, não nos era possível fazer um juízo concreto quanto à alegada ilegalidade do acto, tese agora sustentada pelo Tribunal de Contas. Ao contrário, quando a informação é clara e objectiva, não hesitamos em votar contra, como sucedeu, por exemplo, na última reunião, a propósito de outro aditamento a um contrato inicial por ajuste directo, quando é nosso entendimento que tal justificaria um concurso público.”
Ao todo, a autarquia celebrou dois contratos adicionais de trabalhos a mais relativos à empreitada de construção do pavilhão e piscinas de Lagos, incluindo arranjos exteriores, nos montantes (sem IVA) de 725.739, 87 euros e 488.016,72 euros, respectivamente. O valor da adjudicação inicial da obra foi de 9.320.000,00 euros (sem IVA).
O PSD/Lagos aguarda pelo desenvolvimento do processo e por aquilo que o Ministério Público vai fazer na sequência do relatório do Tribunal de Contas.
Fonte: PSD/Lagos.

20 julho 2008

PSD/Lagos questiona Executivo por incumprimento de promessas na área Social

Os vereadores eleitos pelo PSD/Lagos questionaram, na última reunião de Câmara, o presidente do Executivo municipal sobre o processo de construção do novo Lar de Idosos de Barão de São João, um equipamento social alvo de um Acordo de Cooperação entre a autarquia e a Santa Casa da Misericórdia de Lagos, assinado em Julho de 2005, mas que ainda não saiu do papel.
Nessa altura, o Lar foi considerado pelas partes como “a necessidade mais urgente” de um conjunto de três novos equipamentos a criar no concelho –Chinicato, Luz e Barão de S. João– tendo o projecto sido apresentado publicamente e o terreno disponibilizado pela Câmara.
Para Nuno Marques, vereador e presidente do PSD/Lagos, “a Câmara Municipal tem as maiores responsabilidades em todo este processo, não só pelas importantes competências que detém na área Social e por ser, porventura, a única financiadora do equipamento, mas também porque o Presidente e o Provedor da Misericórdia de Lagos são uma e a mesma pessoa que fez da construção do Lar uma das suas principais bandeiras eleitorais em 2005.”
Fonte: PSD/Lagos.
Leia mais no 'Canallagos', aqui, e no 'Notícias de Lagos Online', aqui.

18 julho 2008

Imprensa Regional (Postal do Algarve, 17/Julho)



Clique na imagem para ampliar

Imprensa regional (Jornal do Algarve, 17/Julho)

Clique na imagem para ampliar

Imprensa Regional (Jornal do Algarve, 17/Julho)

Clique na imagem para ampliar

Imprensa regional (Postal do Algarve, 17/Julho)

Clique na imagem para ampliar

17 julho 2008

Câmara de Lagos congratula jovem lacobrigense campeão de matemática

A Câmara Municipal de Lagos aprovou ontem, por unanimidade, sob proposta dos vereadores sociais-democratas, um voto de congratulações ao jovem lacobrigense João Pedro Vicente, aluno do 8.º ano da Escola Secundária Gil Eanes, por ter vencido o “Grande Concurso Educação e Matemática/2008”, promovido pela revista “Educação e Matemática”.
A Câmara Municipal felicitou publicamente o jovem de Lagos “pela brilhante classificação obtida no Concurso, estendendo, igualmente, aos encarregados de educação e aos professores que vêm acompanhando de perto o seu processo educativo, os mais sinceros parabéns pelo bom apoio dispensado ao seu educando sem o qual, com certeza, o feito alcançado teria sido mais difícil de conseguir”, lê-se no texto aprovado.
Fonte: PSD/Lagos.
Leia mais no 'Região Sul Online', aqui, no 'Canallagos', aqui, no 'Notícias de Lagos Online', aqui.

PSD quer estender rede de Internet sem fios todo o Centro Histórico de Lagos

Os sociais-democratas de Lagos querem alargar a cobertura de acesso sem fios à Internet a todo o Centro Histórico de Lagos e transformar a zona histórica num “hotspot”.
A medida, apresentada na última sessão da Assembleia Municipal de Lagos sob a forma de recomendação à Câmara, foi reprovada pela maioria socialista do parlamento local mas o PSD/Lagos acredita na sua importância e vai incluí-la no seu programa eleitoral autárquico de 2009.
“A Internet é um meio de comunicação e acesso à informação por excelência e Lagos deve estar na vanguarda da oferta de serviços e produtos de comunicação, como é o caso das zonas wi-fi”, refere o líder da bancada social-democrata, Nuno Serafim.
Leia mais no 'Canallagos', aqui, no 'Notícias de Lagos Online', aqui.

16 julho 2008

PS não quer compensar moradores e comerciantes afectados pelas obras do URBCOM

O PS inviabilizou uma proposta dos sociais-democratas, apresentada na Assembleia Municipal, que recomendava a adopção de medidas compensatórias a todos os residentes e comerciantes da zona afectados pelas obras do programa URBCOM, em Lagos.
O PSD/Lagos considera que houve graves incómodos causados pelas obras de saneamento e repavimentação das ruas 25 de Abril e Silva Lopes, no âmbito do programa URBCOM, e que há fortes motivos de interesse público para que o Município adopte medidas compensatórias proporcionais aos prejuízos sofridos.
Os sociais-democratas sustentam também que a obra começou tarde, muito além do previsto, e terminou em plena época alta.
“De acordo com informações que a própria Câmara Municipal nos disponibilizou (ver documento anexo), era previsto que a obra estivesse concluída no final de 2007. No entanto, apenas terminou em Julho de 2008, em plena época alta e com todos os prejuízos e incómodos que sabemos que todos sofreram”, refere Nuno Serafim, líder de bancada do PSD na Assembleia Municipal de Lagos.
Consta da proposta do PSD/Lagos que a Câmara Municipal devia ressarcir residentes e comerciantes “através de reduções significativas das tarifas de água e saneamento e das taxas de ocupação da via pública, por um período de tempo proporcional ao razoável ressarcimento dos cidadãos e empresas afectados.”

Leia mais no 'Canallagos', aqui.

12 julho 2008

Mendes Bota assegura terceiro mandato consecutivo no PSD/Algarve

O presidente do PSD/Algarve foi eleito pela terceira vez consecutiva para o cargo depois de ter conseguido derrotar Macário Correia, o seu adversário nesta disputa eleitoral.
Mendes Bota garantiu 62,8 por cento dos votos contra 36,3 por cento alcançados pelo presidente da câmara de Tavira, com as suas listas a também vencerem na corrida à Mesa da Assembleia Distrital e ao Conselho de Jurisdição Distrital.
Após o triunfo, o presidente reeleito do PSD/Algarve disse que não haveria lugar a guerrilhas internas, apesar das divergências que tem com a direcção do PSD nacional, agora liderado por Manuela Ferreira Leite.
Leia mais, aqui.

11 julho 2008

Grandioso jantar de apoio a Mendes Bota

O jantar de encerramento da campanha de Mendes Bota na sua corrida para a reeleição como líder do PSD/Algarve constituiu uma grandiosa manifestação de apoio e de força partidária.
Mais de 700 militantes e apoiantes encheram a sala do Aquashow, em Quarteira, ontem à noite, para ouvirem os candidatos à presidência dos três órgãos distritais do PSD/Algarve, Mendes Bota, Elidérico Viegas e José Vitor Silva.
O outro orador da noite, Seruca Emídio, o presidente da Câmara de Loulé, do município anfitrião do jantar, explicou as razões do seu apoio a Mendes Bota, pelo trabalho que tem desenvolvido em prol do Partido e da região do Algarve, e pela sua longa amizade que remonta aos tempos de
escola primária.
Fonte: Lista A/Direcção Distrital de Campanha

09 julho 2008

Opção de Macário Correia em Lagos descredibiliza lista B

É com estupefacção que reajo ao facto da lista B candidata aos órgãos distritais do PSD/Algarve, liderada pelo Eng.º Macário Correia, não integrar nenhum militante da secção de Lagos em lugar efectivo e elegível. Digo-o também com tristeza por constatar que a continuação de um elemento da secção de Lagos na Comissão Política Distrital depende, exclusivamente, da vitória da lista A, liderada pelo Dr. José Mendes Bota, nas eleições da próxima sexta-feira. Apesar disso jogar a favor do projecto político que apoio e que com honra integro, obviamente que o lamento por considerar que é redutor de escolhas e contrário ao princípio da democracia representativa que o PSD defende desde os tempos do PPD.
Para quem, como é o meu caso, se habituou a ver Lagos –a sexta maior Secção do Algarve– a ser tratada com a importância que merece por parte dos órgãos distritais do Partido, constatar agora que nenhum seu militante integra os lugares efectivos das três listas afectas ao Eng.º Macário Correia –Comissão Política, Mesa da Assembleia e Conselho de Jurisdição– leva-me a pensar se nenhum militante de Lagos preencherá o perfil de seriedade, competência e credibilidade exigido pelo actual presidente da Câmara de Tavira para fazer parte do seu projecto político-partidário regional. Ou se nenhum demonstrou disponibilidade para o acompanhar...
Porém, relendo de forma atenta a composição das suas listas, não só confirmo o “apartheid” da lista B em relação a Lagos e aos seus lugares efectivos, como também constato, pasme-se, que o único elemento inscrito na Secção que integra as suas listas –na honrosa qualidade de último suplente do Conselho de Jurisdição!?–, é precisamente uma militante, ex-autarca, a quem a Comissão Política local retirou a confiança política há meses atrás por razões de objectiva desrespeitabilidade estatutária no exercício da sua militância e mandato autárquico.
Ignoro e despreocupa-me, de facto, o que o Eng.º Macário Correia pensa da capacidade e credibilidade do PSD/Lagos e dos seus militantes. Ou se são, ou não, para ele, gente capaz e credível para integrar as suas listas. Diferente e, a meu ver, pior, será se ele vê, como parece, na sua candidata a última suplente do Conselho de Jurisdição, a única em 225 militantes activos que considera politicamente “capaz” e “credível”.
Em todo o caso, parece-me que a sua vasta experiência política exigiria de si um maior rigor na escolha dos candidatos. Ou então, teria tido maior prudência quando decidiu assentar o seu discurso em expressões tão fortes e eticamente tão exigentes como “serenidade”, “estabilidade”, “respeitabilidade”, “união” ou “credibilidade”, entre outras.
Apesar das minhas dúvidas e quase-certezas, tenhamos ao menos a esperança que não seja essa a concepção de “rigor”, “credibilidade” e “competência” do Eng.º Macário Correia.
Não obstante, a avaliar pela composição das listas, uma única certeza tenho – é a de que a sua candidatura, por involuntário que seja, hostiliza o PSD/Lagos e acabou por revelar-se desagradavelmente provocatória da Secção que lidero e dos militantes que a compõem.
Leia também no 'Canallagos', aqui, e no 'Observatório do Algarve', aqui.

07 julho 2008

PSD queixa-se à IGAL sobre atropelos democráticos na Câmara de Lagos

O PSD/Lagos apresentou queixa à Inspecção-Geral das Autarquias locais (IGAL) contra procedimentos da Câmara Municipal de Lagos (CML) que consideram ilegais e “atentatórios da normalidade democrática a nível local.”
Em causa estão um conjunto de anormalidades institucionais contra as quais o PSD/Lagos vem reclamando, designadamente, assuntos propostos pelos autarcas sociais-democratas que o presidente da autarquia nega incluir na Ordem do Dia das reuniões, requerimentos não respondidos ou a não disponibilização de um espaço físico, meios e apoio pessoal para que a vereação eleita pelo PSD possa exercer normalmente o seu mandato, como prevê expressamente a Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro.
Outro dos assuntos focados pelo PSD/Lagos na queixa à IGAL é o conteúdo e a forma de elaboração das actas das reuniões de Câmara, as quais, desde 2007, baniram dos seus textos as menções e sínteses das intervenções dos vereadores, ao contrário do que era habitual até essa altura, facto que tem motivado sucessivos votos contra a sua aprovação por parte do PSD que entende que, também a esse respeito, a lei não está a ser cumprida.

Fonte: PSD/Lagos.

04 julho 2008

Imprensa Regional (Postal do Algarve, 4/Julho)

Clique na imagem para ampliar.

Imprensa Regional (Postal do Algarve, 4/Julho)

Clique na imagem para ampliar.

Imprensa Regional (Jornal do Algarve, 4/Julho)

Clique na imagem para ampliar

PSD/Lagos quer Meia-Praia mais segura mas PS está contra

Os sociais-democratas de Lagos querem garantir a vigilância e aumentar a segurança dos parques de estacionamento da zona da Meia-Praia. Porém, a sua proposta, apresentada na última sessão da Assembleia Municipal, embora apoiada pela CDU, foi rejeitada com os votos contra do PS.
No texto da moção, o PSD/Lagos alega que “nos meses de Julho e Agosto, derivado da oferta turística existente, há um acréscimo de roubos e furtos nas zonas destinadas a estacionamento de viaturas junto às praias”, razão pela qual “é plenamente justificado reivindicar junto das autoridades competentes os meios específicos e adicionais de policiamento daquelas zonas”.
Durante a discussão da proposta ficou claro que todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal sabem que esta é uma situação real e que tem vindo a agravar-se ano após ano.
Apesar disso, “o PS revelou-se novamente refém da lógica meramente partidária com que está habituado a olhar e a pensar os assuntos, em inequívoco prejuízo do interesse geral. Se o governo fosse de uma côr política diferente, certamente que estariam de acordo connosco. Como não é, votam contra. É o costume.”, refere o líder de bancada social-democrata, Nuno Serafim.
Para Nuno Serafim, “apesar do habitual reforço do contingente policial na região nesta altura do ano, não é por isso que os roubos e furtos nos parques de estacionamento das praias de Lagos têm diminuído. Antes pelo contrário, aumentaram, razão que obriga ao melhor policiamento desses pontos críticos da criminalidade sazonal.”

Fonte: PSD/Lagos.

03 julho 2008

Arquivo Genealógico Municipal permitirá saber mais sobre a história dos parentescos

A Assembleia Municipal de Lagos aprovou, por unanimidade, a proposta de recomendação à Câmara apresentada pelo PSD para a criação do “Arquivo Genealógico Municipal”.
A iniciativa dos sociais-democratas foi deliberada favoravelmente na última sessão da Assembleia e visa “sistematizar as relações de parentesco através da investigação dos registos paroquiais e outros elementos históricos relativos às pessoas que nasceram, casaram e morreram no concelho de Lagos entre 1591 e 1908.”
“O objectivo é qualquer cidadão ter a possibilidade de saber o nome de um seu ascendente que tenha nascido nesse período e conhecer toda a sua Árvore Genealógica, incluindo relações com outras famílias, preservando e valorizando as origens e a identidade da comunidade”, refere Nuno Serafim, líder de bancada social-democrata na Assembleia Municipal e primeiro subscritor da moção.
Leia mais no 'Canallagos', aqui, no 'Região Sul Online', aqui. no 'Barlavento Online', aqui.