Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

12 dezembro 2006

Antes fosse um equívoco

Que o Prémio Hieronymos Bosch (Hieronymos Bosch Innovation Award 2006) seja um importante prémio internacional de arquitectura para projectos inovadores levados a cabo na salvaguarda do património local e da sua herança cultural, não discuto.
Que Lagos o receba como reconhecimento de uma estratégia global de actuação para a cidade, é motivo de orgulho para todos.
Que essa estratégia global seja a estratégia do actual Executivo, não é verdade. Afirmo-o sem complexos ou dúvidas.
Que a Direcção de Projecto Municipal do Centro Histórico e Património da Câmara Municipal de Lagos tenha organizado uma candidatura ao Prémio, baseada nos princípios de intervenção municipal no Centro Histórico, é óptimo.
É sinal que os Serviços funcionam, ao contrário do que muitas das vezes se diz só por dizer.
Que os projectos do Parque da Cidade e de requalificação do Parque das Freiras sejam dignos desse reconhecimento, é justo dizer e gratificante saber.
Agora, que o designado projecto de requalificação da Frente Ribeirinha - o tal que prevê destruir um jardim-jardim para dar lugar a um jardim-de-água(!?) - também seja reconhecido como um bom exemplo de concretização dessa estratégia, dá que pensar. E muito.
É que, segundo informação oficial, os objectivos do galardão Hieronymus Bosch passam por promover a amizade entre os habitantes de cidades muralhadas, dar a conhecer a sua herança cultural, histórica e artística, promover o turismo, desenvolver estratégias comuns para a sua promoção e apoiar a sua conservação e salvaguarda. (Sublinhado meu).
E conservação e salvaguarda do Centro Histórico são atributos que o tal projecto que a autarquia teima em levar por diante não tem.
Muito menos, promover a amizade entre os habitantes de cidades muralhadas, dar a conhecer a sua herança cultural, histórica e artística.
O que dá que pensar acerca do Prémio.
A inclusão do projecto da Frente Ribeirinha não terá sido um equívoco?
Oxalá fosse.

8 Comentários:

Às 9:24 da manhã , Blogger Vereador da Tanga disse...

Não podes estar sempre no contra!

 
Às 10:56 da manhã , Blogger Nuno Marques disse...

Nem tem sido essa a minha prática ao longo do tempo.
O que se trata aqui é de continuar a estar contra um projecto absurdo para a Frente Ribeirinha de Lagos, contrário à estratégia do Polis, que é de requalificação e não de reconversão-destruição do Jardim da Constituição e espaços adjacentes.
Esta obra é um disparate.
Vai custar muito caro e o resultado não compensará em nada.
Fui contra este projecto desde o início e enquanto ele não for alterado continuarei a ser.
Só isso.

 
Às 11:27 da manhã , Blogger Humor Negro disse...

O Jardim de Água é a evolução natural do autarca que, não distinguindo a sua rotunda e o seu semáforo das rotundas e semáforos que já lá estavam antes do seu mandato decide fazer algo irrelevante com um nome remotamente sofisticado e estruturalmente dificil de passar despercebido pelas gerações vindouras. Digamos que é uma vaidadezinha para a posteridade. Um insuflar de egozinho. O Jardim de Água é uma OTA autárquica.

 
Às 7:51 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Actividade política:
Mostrar (com muito enlevo}o que temos de bom,e esconder {com muito afinco}o que temos de mau.
Bora lá pá "gincana" política que ainda é das poucas coisas que me faz rir na dita.

 
Às 10:38 da manhã , Blogger Makejeite disse...

A evolução dos tempos?
Defina evolução?
Defina tempo?

 
Às 12:26 da manhã , Blogger Humor Negro disse...

Tiques de professor, Pela Grei?

 
Às 9:22 da manhã , Blogger Vereador da Tanga disse...

Caro Nuno,

Ao tentar publicar um comentario num Blog,para o qual existe um link na tua pagina,''Mesa Redonda''.tive a informação que fui banido.Peço-te que nunca cedas à tentação de banir/censurar quem não estiver de acordo contigo.

 
Às 10:11 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

vereador da tanga o fotógrafo tirou-te de cena!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial