Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

19 fevereiro 2011

"Perdidos e achados" do Insuspeito

Nuno Marques I Fevereiro de 2006 I Para ler o post na íntegra, aqui.
I
Corria o mês de Fevereiro do ano de 2006.
O novo PROTAL-Plano Regional de Ordenamento do Território era apresentado às autarquias algarvias numa versão aproximada daquela que viria a ser a sua versão final.
No Insuspeito adivinhava-se o que fatalmente acabaria por acontecer.
Cinco anos depois, em Fevereiro de 2011, a dura realidade é esta: nenhuma revisão de qualquer dos dezasseis PDM-Planos Directores Municipais dos concelhos do Algarve está concluída e Lagos está há nove anos, há quase uma década, sem PDM.
A região é a única das cinco regiões-plano sem um único PDM revisto e Lagos é o único concelho do país sem PDM em vigor.
Significa isto que a quase totalidade do território regional está a ser 'governada' à luz de planos com 15 a 20 anos de idade, completamente desfazados da realidade e dos desafios das populações, completamente obsoletos.
Entretanto, a AMAL arrepiou caminho e decidiu inverter a estratégia de alguma passividade que caracterizou a sua atitude durante a fase de aprovação do PROTAL, decidindo pôr mãos à obra e fazer um acompanhamento activo daquele que é, indubitavelmente, o plano mais importante de todos os que condicionam o futuro na região algarvia.
Valha-nos isso.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial