Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

28 fevereiro 2006

Rede Natura 2000


Pelo menos uma coisa ficou bem clara na apresentação pública do "Plano Sectorial da Rede Natura 2000", realizada no passado Sábado, 25 de Fevereiro, na Vila do Bispo.
Ainda há autarcas dispostos a levantar a sua voz e a enfrentar os "tiques centralistas" e os bem conhecidos "corporativismos ambientalistas" do Estado, neste caso, desempenhados pelo "Instituto de Conservação da Natureza"(ICN).
Gilberto Viegas, o presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, teve a coragem de tomar a iniciativa. E foi bem sucedido.
A população vicentina ("em vias de extinção", como evocou o Prof. Mora Aliseda) encheu-lhe a sala do Centro Cultural e prestou-lhe apoio incondicional à sua (e deles) mais que justa indignação.
Como é óbvio, nenhum presidente de Câmara que se preze pode ficar de braços cruzados quando tem 95% do concelho classificado de "Rede Natura 2000", sob pena de não passar de mera figura decorativa.
Gilberto Viegas mostrou, mais uma vez, que não está disposto a isso. Que está disposto a ir até às últimas consequências.
Fez, e faz, muito bem aquilo que outros não têm coragem de fazer.
Quem é que pode deixar de reagir à "bondade" das disposições de um plano feito nas costas de toda a gente, por gente que não dá a cara pelo que faz e, pelos vistos, por quem não sabe o que faz?
Ou sabe?
Querer condicionar a presença humana no território a pretexto da suposta preservação de umas ervas e umas borboletas que existem em abundância em todo o território nacional, longe, portanto, de estarem ameaçadas, é algo que não cola.
Mas não é só um acto de incompetência. É claro que é um acto intencional, premeditado.
Esconder isso, como tentou fazer João Menezes, o presidente do ICN, na sua intervenção, com franqueza...!? Não é mais do que querer tapar o sol com a peneira.
Insistir na desfaçatez de pretender ensinar a população da Vila do Bispo a tratar do seu ambiente a partir de uma secretaria qualquer do Terreiro do Paço não é só querer ensinar o Pai Nosso ao sacristão, pois não?

9 Comentários:

Às 10:32 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

olá bom blog!

 
Às 9:29 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

E de repente... Como quem não quer a coisa, o Gigi que entrou no seu terceiro mandato ACORDOU!
Ora, se ele se deixasse de demagogia e aparecesse diarimente na Vila do Bispo faria melhor figura. Também compreenderia melhor a realidade se lá morasse...

 
Às 8:49 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

E nós aqui no concelho em que o sr. é verador acontece- nos a mesma desertificação da juventude mas por outros motivos.
então não sabe que este executivo já no outro mandato entregou uns lotes em bensafrim e passado mais de um ano as pessoas que o ganharam ainda não conseguiram fazer a sua escritura. Com os aumentos sucessivos das taxas de juros e com o divorcio a aumentar, nas próximas eleições estes mesmos lotes vão ser novamente cartaz da campanha dos seus adversários.
Mande um recado cá deste povo ai aos seus concorrentes politico se não os moços tem de ir para Lagos comprar apartamentos ai a esses que são clientes da camara e nós só cá ficamos com os velhos e depois temos tambem de os mandar para Barão (ainda não sabemos se aquilo volta a ser da nossa freguesia novamente)para o lar que o julio vai lá fazer, não sei se como presidente da camara ou da santa casa mas que prometeu prometeu.
Por Favor olhem pelas freguesias rurais.

 
Às 9:52 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

bla bla bla bla vejam mas é a merda em que a meia praia se tornou.
Mais vale proteger as libelinhas que lá existem por cima do entulho do que deixar continuar a destruir aquilo tudo.
Se eu mandasse só se poderia construir da "estrada" para norte e com arquitectura de referencia.
bla bla bla baaaaaaaaaaaaa.
Cambada de incompetentes!

 
Às 5:41 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Sr. Nuno Marques, será que a qualidade de vida das população passa pelo betão, pela construção civil, pela destruição do ambiente?

Eu acho que a população da Vila do Bispo deveria se sentir privilegiada e orgulhosa em estar localizada numa zona à qual é dado tanto valor que não é fácil construir (ou destruir).

Afinal, esse presidente de câmara o que é que quer?

Só critica, mas não diz o que quer.
Que projectos é tem para a Vila?
Ou são projectos privados de construção de urbanizações? Isso é que é progresso?

Será que temos que entrar numa guerra entre os radicais do betão e os radicais do ambiente?

Porque é que temos de gramar com a extinção de plantas e de animais, mas gramar com a preservação de construtores civis azeiteiros e debochados e presidentes de câmara sedentos de esquemas de corrupção?

Bolas, que ando mesmo a ficar farto!...

 
Às 6:35 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

As virgens ofendidas que permitiram que se fizesse o que se fez,ainda se sentem com o direito de ser os arautos da qualidade de vida e de valor acrescentado do nosso turismo.Tenham vergonha na cara,contestem com conhecimento de causa e não sejam do contra só para deixar que tudo isto continue a ser o que tem sido até aqui.
Convoquem a sociedade civil,convoquem alguns especialistas debatam abertamente as questões,cultivem o espirito de comunidade,e dixem de ser mercenários de alguns,em nome deste triste POVO.
As sumidades que tudo sabem para o bem do povo pelos vistos continuam,
é só olhar para os nossos políticos.

:(

 
Às 11:25 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

O nosso país tem sido nos ultimos anos, um país do 8 ou do 80, pelas atitudes daqueles que estão na politica e tambem daqueles que os contestam.O que aqui se escreveu é um exemplo disso.O que está em questão é bem mais grave do que se está por aqui a escrever. Nenhum algarvio, seja ele de onde for, gostaria de ter certamente uma quarteira ou praia da rocha na sua aldeia ou onde reside. Mas não é com a proibição de se fazer qualquer coisa, que se preserva o ambiente, e o exemplo esté bem na memória de todos nós com os incêndios.
O que alguns idiotas, querem fazer da nossa costa vicentina,"preservar a natureza" é treta, pois se ainda resta alguma coisa foram as autarquias ou as populações que por ai residem que têm preservado o pouco que ainda temos.

 
Às 11:57 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

«Como é óbvio, nenhum presidente de Câmara que se preze pode ficar de braços cruzados quando tem 95% do concelho classificado de "Rede Natura 2000", sob pena de não passar de mera figura decorativa»

Frase bonita e populista aos olhos de quem nada sabe sobre o mundo natural, mas é pena que pense assim!
O problema não é o que refere, é sim a incapacidade gritante que os nossos políticos têm em potenciar o que de melhor têm, ou seja o património natural, cultural, arqueológico etc.
Pena é que mensagens deste género passem como verdade para a opinião pública.
Dou-lhe um conselho, pesquise sobre a Noruega, um dos países mais desenvolvidos do mundo, e com um património natural notável, o qual sabem potenciar e ganhar muita riqueza com esse facto. Além disso só têm algumas dezenas de autoestradas, elefantes brancos nem vê-los! Pena é que o seu autarca não tenha a mesma capacidade de aproveitar o que tem, ao invés tenta inventar algo que não dá resultado. No fim a coitada da Natureza é que paga!
Acima de tudo lembre-se, é você que depende da Natureza e não o contrário, para bom entendedor....

João Forte - Geógrafo -

 
Às 2:23 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

best regards, nice info Faulkner mazda Laser toner cartridge uk Mesotherapy success stories Martinique+casinos best refinance rate Cosmetic philadelphia surgeon ice cream maker machines White linen perfume wholesale

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial