Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

05 fevereiro 2006

Erros que não se podem cometer

No último jantar da ASEMBA, Eduardo Santana terá dito que “quem pode ter ideias sobre desenvolvimento são os empresários e o Poder Central”, e não “gente que por aí anda a zelar pelos seus tachos”. (ver notícia).
O que quererá ele dizer exactamente?
Foi só um ataque ao ICN/Parque Natural da Costa Vicentina? Não acredito. É um organismo do Poder Central...
Que aos autarcas está vedado esse direito? Que não podem ter ideias mas só tachos? Não posso acreditar.
O presidente da ASEMBA também é autarca.
E durante os vários mandatos que já leva enquanto membro da Assembleia Municipal de Lagos - ou até enquanto dirigente partidário local que foi -, nunca foi essa a sua postura. Bem pelo contrário.
E. Santana sempre puxou pelas autarquias e pela sua dignificação, designadamente, enquanto agentes de desenvolvimento privilegiados. Sempre falou, à sua maneira, contra o centralismo e o clientelismo de estado.
Algo fez com que mudasse de ideias de um momento para o outro?
Talvez tivesse sido mais uma frase infeliz do que outra coisa qualquer.
Pode ser. Todos podemos ter momentos menos bons.
Mas o que o presidente da ASEMBA não se pode esquecer é que a sua associação de empresários também tem responsabilidades no PROTAL. E que, tanto quanto sei, a ASEMBA, e o seu presidente, não concordam com a actual proposta.
O que faz da sua afirmação um grande disparate.
Porque se há ideias de desenvolvimento erradas para o Algarve - e para os empresários do triângulo vicentino em particular -, a que está expressa no PROTAL, e que o Poder Central quer impor aos algarvios, é um excelente exemplo.
Terá querido ele espicaçar os presidentes de câmara presentes no jantar para que levantem as suas vozes contra um Governo - e institutos conexos - que os quer obrigar a ter o plano de desenvolvimento errado?
Também penso que não terá sido isso que o presidente da ASEMBA quis dizer.
Se tivesse sido, em certa medida, até podia compreender-se, dada a timidez dos municípios algarvios na resposta ao Governo sobre o PROTAL.
O pior é que não foi.
E que, no jogo do vale-tudo, no momento de contar espingardas, a CCDR-Algarve chamará "um figo" ao que disse E. Santana.
O que ele disse chegará para Campos Correia dizer que os empresários do Barlavento estão com o PROTAL. Por isso, ao lado do Governo e contra os municípios do Algarve.
O que não será verdade. Mas está dito.
Há erros que não se podem cometer.
E errar assim é uma irresponsabilidade.
(Foto: Região Sul Online)

3 Comentários:

Às 5:46 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Às 10:19 da tarde , Blogger Nuno Marques disse...

No "Insuspeito", a crítica e o debate são livres. Os comentários insidiosos, não.

 
Às 9:53 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ora muito bem. Então ficamos a saber que só o amigo pode chamar os nomes que entender ao bom do Santana. Poi eu diria que há verdades que doiem. Algumas são maldosas, outras inocentes mas insidiosas e outras ainda tendenciosas. Esta, a do Santana, é uma verdade que doi e que os senhores não querem ver que é o tipo a dizer que queria mas não lhe deram. Os senhores andaram de olhos tapados durante anos e não souberam fazer a limpeza dentro do vosso partido, agoram sofram as consequências. Isto é fiquem com um partido esfrangalhado e que nunca mais terá tino. VIVA O JÚLIO BARROSO, ao menos esse sabe ouvir e não perceber nada do que se diz.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial