Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

18 fevereiro 2006

Macário enigmático

Não é feliz o artigo de Macário Correia sobre o PROTAL, publicado esta semana no "Barlavento". Esperava mais do presidente da Câmara de Tavira e da AMAL.
Dá ideia que Macário Correia percebeu mal o seu papel e a sua responsabilidade.
Será?
Conhecidas as posições dos dois maiores partidos regionais, esperava eu que o presidente da AMAL apanhasse definitivamente a embalagem e aparecesse como rosto da unanimidade crítica ao PROTAL.
E que aparecesse com a sua proposta. A sua visão. A sua credibilidade.
Mas não.
Ao invés, Macário Correia surge-nos resignado.
O presidente da AMAL limitou-se a dizer o óbvio. A desafiar, em jeito de grande descoberta, quem seja capaz de provar para que é que o PROTAL vai servir se os regimes da REN, RAN, Rede Natura e dos instrumentos de planeamento se vão manter como estão.
É pouco.
Muito pouco para alguém como ele.
Estranho.
Porquê nem uma palavra acerca da ingerência do Governo nas competências autárquicas? Ou sobre a falta de ambição expressa no PROT para o futuro da região? Ou sobre o terrorismo ecologista da proposta?
Ou sobre o ferrugento modelo administrativo das capelinhas que domina e compromete o planeamento em Portugal?
Porquê nem uma palavra sobre a inutilidade deste PROTAL mesmo que houvesse reforma, em tempo, da REN, Rede Natura, RAN, etc.?
Nada.
Macário Correia parece de braços cruzados. De ombros encolhidos.
Muito pouco para quem defende que, num futuro próximo, a AMAL deveria ter a competência de elaborar planos regionais de ordenamento do território.
Logo ele que sempre nos habituou a cortar a direito, a agir, a chamar os bois pelos nomes. A falar sem papas na língua.
A lutar pela afirmação de uma AMAL regionalizada.
Porque será?
Por que espera Macário?
Por que espera a AMAL?

10 Comentários:

Às 8:02 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Oh Nuno desculpa a minha frontalidade,mas ao ler aqui a tua intervenção cívica,dá-me a sençação de estar perante um deputado do Algarve em vez de um vereador municipal.Enquanto se acaba com o SAP do centro de saúde sem dar cavaco à população,nem sequer de como agir em caso de doença.Enquanto não se vislumbram sequer,os primeiros passos da promessa do PS em lutar por um polo universitário para Lagos.Enquanto continuamos a não ter um espaço de brincadeiras e convivio das famílias,enquanto não há especialistas médicos no Centro de Saúde ou hospital,enquanto a nossa cidade caminha a cada ano que passa para o definhar éconómico e social,tu apareces a falar de coisas que decerto estão na agenda da classe política Algarvia,mas que está longe de ajudar a resolver e apontar os problemas de quem cá vive sem ter qualquer interesse,nas esferas da construção civil.
Agradecia que descesses à terra e nos ajudasses a saír desta ficção de cidade a caminhar para o abismo.
È que a população não e´só constituida por construtores civis!
tambem há os outros ,apesar de parecer que não pagamos as campanhas ,mas pagamos,através dos impostos,os "ditos" como não pagam os impostos devidos dão uma migalha do que deviam pagar directamente,mas nós pagamos todos os meses,e não vemos ninguem a lutar p'los nossos interesses.
Sai da floresta e olha para esta arvore cada vez mais doente.

E.T.

 
Às 11:25 da manhã , Blogger Nuno Marques disse...

Caro amigo. A grande questão é que grande parte do nosso futuro local nos próximos anos joga-se aqui, na esfera do PROTAL. Com este plano tal como nos está a ser imposto será ainda mais difícil concretizar tudo aquilo que dizes. Enganas-te quando fazes do PROTAL essa leitura - que é um plano que vai contra os interesses dos "construtores civis" e que é por isso que eu me preocupo tanto com ele. Não! Este PROTAL é o plano que melhor serve os interesses de quem construiu tanto e tão mal ao longo de todos estes anos. É que com este PROTAL tudo vai ficar na mesma meu caro, e isso preocupa-me bastante, como deves calcular. E, com o que te conheço, também te devia preocupar.
Um grande abraço, NM.

 
Às 2:43 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Aliás, a todos, não é afilhado?

 
Às 4:35 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Durante a campanha vi outdoors com fotos de gente que desconhecia.Perante questão de tal importancia devería haver uma verbazita nem que fosse para dar a conhecer ao ZÈ onde se consulta o dito PROTAL ou até mesmo umas sessões de esclarecimento sobre o mesmo,ou será que basta apenas as direcções partidarias terem conhecimento do dito?
Nem sequer no GOOGLE aparece.



ET

 
Às 7:29 da tarde , Blogger Nuno Marques disse...

À direcção do PSD/Lagos ou de outra secção regional de qualquer outro partido não foi remetida nenhuma informação. A informação oficial que me chegou foi via câmara municipal. E só pelo facto de eu ser vereador é que tenho acesso a ela. Organismos associativos que integrem a comissão de acompanhamento do plano, como a ASEMBA, também têm acesso.
Como é possível que a CCDR não tenha a versão do PROTAL online para que qualquer interessado a possa consultar? É incrível, mas é a mais pura das verdades. O que quer dizer muito sobre o que realmente está por detrás de tudo isto...

 
Às 3:05 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Já percebi,a dicussão publica considera publico os políticos e os empresários.Porque não,o PSD/Lagos ir contra a maré e tornar esta matéria publica na sua verdadeira acepção da palavra?
Nuno,contamos contigo para trazer a política para a RUA,estimular a consciencia cívica,e tentar mudar para melhor este pantano social em que nos sentimos todos atolados.
Por marginalizar os restantes é que essa tarefa tão nobre,(dispor do nosso tempo para servir os outros),quando esses outros são apenas "ALGUNS",torna a política naquilo que os restantes já considera,num instrumento que os poderosos têm de legitimar os seus interesses.
Que vai acabar naquilo que já existe,na reacção dos que não têm poder ao ignorar todas as regras de respeito e boa convivencia entre todos,porque não há ninguem a trabalhar esses assuntos e só a tratar de como ter mais LUCRO para depois investir em mais segurança e viver com todos os luxos dentro da sua gaiola dourada porque isto cá fora é a SELVA.
A DEMOCRACIA só faz sentido se for para todos.



E.T.

 
Às 9:03 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

A verdade é que o PROTAL pode ser de facto MAU mesmo PESSIMO mas o problema é que os problemas do dia a dia que afecta a qualidade de vida de toda uma população não é merecedora de debate.É aceitar e calar sem que ninguem ponha em causa,(SÃO MEDIDAS DO GOVERNO)e pronto.Agora quando mexe com MILHÕES que alguns deixam de ganhar aí consomem-se horas de reflexão e de trabalho da nossa classe política,quando fecham escolas, hospitais,centros de saúde,acabam-se com carreiras de transporte público,com serviços públicos(EDP),ETC...remete-se a população a um facto consumado.
È um problema de Agenda e de saber afinal quem são os destinatarios do exercicio do poder.

E.T

 
Às 12:14 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Pois é amigo Nuno, este Protal é mesmo um desastre para o Algarve e eles tambem o sabem, portanto escondem-no do povo. para este nada saber, nem discustir.
É como em Lagos, quuando mais se esconde, menos o povo sabe.
ATE SALAZAR MANDOU ENCERRAR ESCOLAS PARA QUE O POVO POUCO SOUBESSE. Esta mentalidade continua.
E POR ISSO É QUE AS CAMARAS, COMO A DE LAGOS, CONTINUAM A APROVAR MAMARRACHOS EM FRENTE AS MURALHAS, DAS PRAIAS, URINOIS PARA TOXICODEPENDENTES SE INJECTAREM, PREDIOS MILITARES AUTENTICOS ABORTOS, MAMMARACHOS DESTRUIDORES DA BELEZA DAS PRAIAS COMO NO PORTO DE MÓS,ETC.. É um regabofe. A C.M.Lagos está a tornar Lagos na próxima Quarteira ou Armaçao de Pera.
E sem Protal e sem PDM, JÁ HÁ MUITA GENTE A ENCHER OS BOLSOS, COM COMISSOES, PROJECTOS, ANTE-PROJECTOS E QUEJANDOS.
Somos neste aspecto uma republica das bananas.
Um grande abraco do Antonio Santos
www.reportex.blogs.sapo.pt

 
Às 9:13 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Buck harris san jose ca Peugeot czci przekadnie kierownicze maglownice regeneracja http://www.svxfloormats.info/sauna-vico-canada.html Rocky mount new truck Hummer off road videos Advertising web design print gifts cheap phone calls to the rest the world Tennessee bextra class action lawsuit foam mattress topper http://www.94-jeep-grand-cherokee-dash-kit.info/Schemat-elektryczny-renault-megane.html Dierks bentley lyrics come a little closer Build car alarm phone Corporate office of massachusetts casualty insurance

 
Às 8:24 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Excellent, love it! Domain hosting multiple reliable web choppers biker eyewear History of the running shoes Proactiv solution 29.95 Bridgestone tires dog

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial