Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

29 janeiro 2009

Lucas Pires - nome de rua da vila da Luz

Os vereadores sociais-democratas na Câmara de Lagos propuseram a atribuição de denominação toponímica com o nome de Francisco Lucas Pires a uma rua ou praça da vila da Luz, local do Município onde costumava descansar e passar férias.
A proposta, apresentada na última reunião da Câmara Municipal, foi aprovada por unanimidade dos membros da Autarquia eleitos pelas duas forças políticas aí representadas – PS e PSD.
I

FRANCISCO LUCAS PIRES (n.1944 m.1998)
I
Vinha descansar e passar as suas férias na praia da Luz, Vila da Luz, Lagos.
Segundo Vital Moreira, Francisco Lucas Pires “foi um dos fundadores da Constituição de 1976 e antecipou todas as suas soluções, sobretudo após a revisão de 1982 – nada escapou à sua visão antecipatória.” (in Diário de Notícias, 2008/09/07)
I
Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra.
Foi deputado à Assembleia da República desde 1976 e durante 10 anos.
Foi coordenador geral da Aliança Democrática (1980) e membro do VIII Governo como ministro da Cultura e Coordenação Científica.
Foi presidente do CDS entre 1983/85 e no mesmo biénio eleito membro do Conselho de Estado.
Desenvolveu um trabalho meritoso no âmbito da política Comunitária, fazendo parte da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa desde a entrada de Portugal.
Foi presidente do Grupo Parlamentar Democrata Cristão e foi vice-presidente das Democracias Cristãs (UEDC) entre 1984 e 1986 e da União Democrática Internacional (UDI) entre 85 e 87.
A discordância quanto à política Europeia seguida pelo CDS levaram-no a sair do partido e a ingressar nas listas do PSD tanto para o Parlamento Europeu como para a Assembleia da República.
Produziu variadíssimos trabalhos abordando assuntos relativos à Constituição, ao Direito e à temática Europeia.
I
In sítio electrónico do "Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra."

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial