Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

07 agosto 2006

Campeões dos impostos

De acordo com a estatística recente, Lagos é o segundo concelho do país onde se paga mais impostos municipais per capita - 587,7 euros/habitante é a média.
E, por estarmos acima da média nacional, vamos começar a financiar os concelhos mais pobres, cuja receita tributária municipal é inferior à média nacional.
O que, só, pode querer dizer uma de duas coisas.
Ou vêm aí mais impostos e agravamentos de taxas municipais para compensar o dinheiro que vamos ter de dar aos outros.
Ou a Câmara, de uma vez por todas, decide baixar os impostos que pratica e aproximar-se da média nacional para não ter de "pagar a multa".
PS: A título de curiosidade, a média nacional é de 152,1 euros/hab.; o valor para o concelho de Tavira, em euros/habitante, é de 286; Silves: 224; Albufeira: 476,1; Loulé: 617; Portimão: 338,7; Faro: 251,1; Lisboa: 353,9; Porto 267,7.
PS1: Contam para a determinação do valor médio por habitante o imposto municipal sobre imóveis (IMI), o imposto municipal sobre transacções (IMT) e o imposto municipal sobre veívulos (IMV).
PS2: A fórmula de cálculo do montante da compensação, decorrente da proposta da nova lei das finanças locais que o Governo quer aprovar para vigorar a partir de 1 de Janeiro de 2006, é a seguinte:
CFi=0,22(1,25 CMN - CMMi)*Ni ;
em que, CMN é a capitação média nacional; CMMi é a capitação média do município; N é a população média do município.

4 Comentários:

Às 6:13 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

A resposta já foi dada. Criaram-se as duas empresas Municipais! Assim a despesa é maior e já não sobra tanto. Se sobrar... fazem-se mais umas festas e variedades e tá o assunto resolvido. A este o Sócrates não engana, não. É ainda mais esperto do que o Monterroso da Nazaré. Quem se lixa, como sempre... é o mexilhão.

 
Às 10:15 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Amigo Nuno, mais uma vez vou voltar a falar de um situação que não tem nada a ver com o assunto que traz aqui.
Relativammente á nova estação da C.P, abriu ontem e como eu mesmo pude constatar, está muito bonita.
Mas como tudo não são só rosas (nada a ver com cores politicas), reparei que seguranças só depois das 21 horas, e mais espantoso ainda é não ter ninguem para limpar a nova estação.

 
Às 10:05 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Anda muito "desmaiado" este blogue... Espero que não seja pelo excesso de festarolas que têm tido lugar para os lados da nossa fronteira com a Espanha... Nem, tão pouco, com algum "adormecimento" que a ninguém aproveita!
Força, afilhado!

 
Às 12:11 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

anda como o partido fugido

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial