Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

23 julho 2006

Nem a Sr.ª Deputada entende

Jovita Ladeira, deputada à Assembleia da República pelo Partido Socialista, é "globalmente contra toda e qualquer empresa municipal", apenas reconhecendo a sua utilidade "em casos muito excepcionais e em autarquias de grande dimensão", disse-o no artigo que assinou para a edição de 17 de Julho do Jornal do Algarve.
Ora bem.
Ao assumir-se "globalmente contra toda e qualquer empresa municipal", a deputada do PS vai mais além daquela que é a minha posição.
Admito, sem preconceitos nem dogmas, a criação de empresas municipais de objecto social bem definido, que não dupliquem serviços municipais existentes (ou então que os absorvam na íntegra) e que não concorram, em circunstância alguma, com empresas privadas ou IPSS.
Admito, não julgo obrigatório. Nem prefiro essa modalidade à alternativa da concessão de serviços.
Trate-se de autarquias de grande ou pequena dimensão.
Outro princípio sagrado, na minha perspectiva, é o da sustentabilidade e autonomia financeira das mesmas. Jamais deve ser o orçamento municipal a cobrir os défices.
As receitas têm obrigatoriamente de cobrir os custos. Ou não estaremos a falar de uma empresa.
Quanto ao resto, entre o que denomina por "os riscos que espreitam" da criação de empresas municipais, Jovita Ladeira vai ao ponto de dizer que:
- "Não é compreensível que todos nós tenhamos que 'apertar o cinto' e, em simultâneo, se criem empresas municipais para fazer o que é de competência das Câmaras Municipais, com Conselhos de Administração principescamente pagos e que escapam a qualquer controle democrático".
Veja-se as empresas criadas por Júlio Barroso e as recentes nomeações para os respectivos Conselhos de Administração...
Alguém compreende? Pois não Sr.ª Deputada, ninguém compreende.

3 Comentários:

Às 7:25 da tarde , Blogger Vereador da Tanga disse...

Quase que aposto que dentro de poucos dias aparecerá um comunicado a dizer que não era bem isso que a Senhora queria dizer.

 
Às 2:37 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Amigo nuno, explique-me se faz favor como é que um professor de educação fisica pode ser gestora de uma empresa municipal?!? É verdade? Quem vai pagar o salário dele? E se ele fizer asneira? Quem vai pagar?
Se me pudesse esclarecer, agradecia.
Obrigado

 
Às 12:23 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Best regards from NY! gmc frame dimensions 1999 http://www.allegra-stretch.info/evistastroke.html evista side effecys size of a moose penis Noteworthy video conferencing pcmcia pn nwvideophone ice cream dip freezer Side effects of combination stilnox and diazepam Bontril 35mg online pharmacy Pop software stopper up popup blocker sauna building eli lilly evista case study dre too evista edi medic Lexapro stole my brain side effects of medication evista Kia spectra no heat Jeep grand cheroke cooling line flow directions free voyeur postings 1989 gmc vandura firing order Zyban regiment stop smoking

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial