Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

17 novembro 2005

A "carapaça legal"

"Uma vergonha nacional" - foi nestes termos que Correia de Campos, o Ministro da Saúde, classificou a "carapaça legal" que legitima a impossibilidade objectiva de um cidadão não conseguir marcar uma consulta de oftalmologia num hospital público onde trabalham mais de 50 médicos da especialidade.
É, de facto, vergonhoso.
E ainda bem que o ministro não tem complexos em achá-lo e em dizê-lo.
Espera-se agora que actue para corrigir uma deriva completamente inaceitável do papel do Estado. Pena é que seja o único!
Algo não está bem quando, num país como o nosso, é quase impossível aprovar um plano de ordenamento urbanístico, seja ele de que tipo fôr, quando, ao mesmo tempo, todos os dias se aprovam à desgarrada, dezenas, centenas, de operações de loteamento urbano que comprometem grande parte da nossa qualidade de vida, actual e futura.
Neste, como em tantos outros domínios da intervenção do Estado, vivemos sob uma "carapaça legal".
E os responsáveis, dos governantes aos autarcas, que têm a obrigação de denunciar e de corrigir todas essas distorções, não o fazem.
Porque é que só Correia de Campos o faz? É verdade que a actuação do ministro pode ter várias leituras...
Porém, uma coisa é certa. Num Estado que se quer adulto e moderno tem de deixar de existir este tipo de "carapaças". Haja as leituras que houver.

7 Comentários:

Às 3:08 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Por haver PDM não quer dizer que o planeamento seja de qualidadade.
Vejam o que aconteceu no tempo do JV.Os vermelhos fizeram o que quiseram.
E agora tira com um gancho.
Já tens saudade dessses tempo não é?

 
Às 10:58 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Antes de mais deixa-me dizer OBRIGADO só pelo facto de teres o trabalho de nos propor,um espaço de comunicação e informação.
Quem não partir desta permissa,não é filho de boa gente,vai daí...

Parabens Nuno


ET

 
Às 11:01 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Mas porquê só temas Nacionais?
E os locais?
E os Links p´ro partido?

só tou perguntando!

ET

 
Às 11:19 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

concordo com em parte com o primeiro comentario a este post ,um PDM pode naõ ser sinónimo de bom planeamento se de facto não foi cuidadosamente elaborado , mas é conserteza uma ferramenta de trabalho e orientação que dará suporte legal a qualquer decisão de um qualquer executivo camarario,os vermelhos fizeram o que quiseram no tempo do anterior presidente de acordo com o que diz o 1º comentario a este post , mas aparentemente (nada até agora provou o contrario) tudo isso foi feito sem violar o PDM (bom ou mau) em vigor ,em boa verdade munca o presidente de então chamou a si a gestão por despacho de qualquer dossier sem que esse dossier estive-se em reunião publica de camara não retirando a´oposição a possiblidade de opimar sobre o mesmo , como este presidente de camara recentemente fez , porque será ? sem PDM ? ás escondidas ? despachos emanados do gabinete do presidente ou será do investidor? porque será? deixaram de ser os vermelhos passaram a ser os irlandeses a fazer o que querem neste conselho.
por acaso sabia disto?

 
Às 10:57 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Não sei dos Vermelhos já se viu dos outros veremos

 
Às 6:09 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Concordo inteiramente com as ideias apresentadas neste post. Existem muitas carapaças legais neste país, que urge desmascarar. A saúde é uma delas. Estes problemas são de todos nós e devem ser denunciados por todos, sem que a clubite partidária possa impedir de se desvendar as verdades. Será que o Sr.NM, escreveria da mesma maneira se o PSD fosse neste momento governo? Aí está uma boa questão para ponderar. A disciplina partidária tem obviamente um custo elevado em termos de dignidade intelectual.

O venenoso

 
Às 10:22 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP »

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial