Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

02 novembro 2005

Mais Tróias?

Não foi esclarecedor o que Belmiro de Azevedo quis dizer quando, em entrevista ao 'Público/Renascença', afirmou querer fazer "mais Tróias (...) para inverter o mal que já se fez com o turismo de massas".
Se o que o empresário quis defender foi a requalificação de áreas turísticas existentes e decadentes - como Tróia -, é uma coisa.
De facto, é importante estender o exemplo da requalificação urbanística e ambiental de Tróia a muitas áreas e empreendimentos do litoral português.
Mesmo que, em troca da demolição das torres e da obrigação de manter os hotéis abertos (por quanto tempo mais?), se aprovem novos loteamentos de moradias e apartamentos de luxo. Do mal o menos...
Se o que Belmiro defende, como parece quando cita o exemplo de Espanha, é que a aposta está na expansão imobiliária para venda de residências a estrangeiros, ricos ou reformados, o caso muda de figura.
A venda de 90 mil casas a estrangeiros por ano representará certamente muitos milhões de euros de lucros para a economia privada espanhola. E a criação de muitos postos de trabalho, temporários pelo menos.
Porém, um consumo desenfreado de solo que continua a emparedar e a "embrutecer" o litoral ibérico.
Aplicar o mesmo modelo em Portugal é um erro. É não reconhecer que o caminho é o da reconversão e da requalificação do muito que de mau existe por cá.
E é continuar a insistir no mesmo erro de sempre - falar de Portugal e de Espanha como se não se tratasse de realidades distintas.
Neste domínio em particular, ser diferente de Espanha é podermos ser melhores do que eles no futuro. Mais competitivos, se quiserem.