Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

31 março 2009

Notícia 'Correio da Manhã' (1/Abril)
Clique na imagem para ampliar
A Comissão Política Distrital do PSD/Algarve classificou de "infelizes" as declarações feitas pelo presidente da Câmara de Lagos (PS) a propósito de uma viagem que fez aos Açores com uma comitiva que incluía a sua esposa.

Leia mais no Canallagos, aqui, no 'Barlavento Online', aqui, no 'Expresso Online', aqui, no 'DN Online', aqui.

PSD/Lagos relança Parque das Descobertas (Notícia 'O Algarve, 26/Março)

Clique na imagem para ampliar

30 março 2009

Uma nova travessia para peões e bicicletas entre as duas margens do canal da ribeira de Bensafrim, em Lagos, vai surgir.
O compromisso foi unanimemente assumido na última reunião da Comissão Política do PSD e integra o plano de acções com vista à classificação da Baía de Lagos como Património Mundial, defendida pelos sociais-democratas.
Leia mais no 'Canallagos' aqui.

29 março 2009

Presidente da câmara viajou acompanhado aos Açores. Esposa em viagem provoca polémica. (Notícia CM)

Uma viagem aos Açores de uma representação de Lagos, em Julho e Agosto do ano passado, está a motivar polémica no executivo municipal, com a oposição a criticar a presença, por convite, da esposa do líder da autarquia, Júlio Barroso.
A comitiva foi participar nas festas da Ribeira Grande, que incluíram um desfile histórico, e a presença de Ana Quintas no grupo de oito convidados, deve-se, segundo a Câmara de Lagos, à condição de "esposa do presidente e membro da comissão organizadora da participação da Escola Júlio Dantas no Festival dos Descobrimentos."
Em viagens e outras despesas (refeições e deslocações) foram gastos mais de oito mil euros, dispêndio criticado pelos vereadores do PSD, na oposição.
Leia mais, aqui.
Vídeo do desfile e Feira Quinhentista da Ribeira Grande, Açores (2008), clique aqui.

27 março 2009

Notícia do Jornal do Algarve (26/Março)
Clique na imagem para ampliar
I
Vinte por cento dos edifícios do Centro Histórico de Lagos encontra-se em mau estado de conservação
Leia também no 'Voz das Freguesias Online', aqui.

25 março 2009

Imprensa: jornal 'Barlavento', 19/Março

Clique na imagem para ampliar

24 março 2009

Imprensa: jornal 'O Algarve', 19/Março

Clique na imagem para ampliar

23 março 2009

Parque das Descobertas relançado

O designado Parque das Descobertas constará do programa que apresentaremos nas Autárquicas deste ano.
A proposta foi aprovada pela Comissão Política do PSD e faz parte do pacote de projectos relacionados com a candidatura da Baía de Lagos a Património Mundial, ‘medida-âncora’ do programa social-democrata.
O Parque das Descobertas é um parque temático (botânico e cultural) constituído por um conjunto de jardins evocativos das diferentes culturas com que os portugueses contactaram e interagiram durante a Epopeia dos Descobrimentos. O equipamento conjuga a vertente científica ligada à história, botânica e fauna, com a vertente lúdica e turística.
Leia mais no Canallagos, aqui.

19 março 2009

Preocupação: "Portugal hipotecado ao exterior" (notícia DN de hoje)

A economia portuguesa está hipotecada ao exterior.
A dívida externa representou no final do ano passado 97,3% da riqueza gerada (PIB), de acordo com os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal.
Isto significa que os portugueses consomem mais do que produzem. O défice externo chegou aos 10,5%, um aumento de 28,9% em relação a 2007.
Veja aqui.

16 março 2009

Centro Histórico tem 300 prédios à espera de reabilitação

Vinte por cento dos edifícios do Centro Histórico de Lagos encontra-se em mau estado de conservação. Ao todo estima-se em quase trezentos os prédios a aguardar por obras de reabilitação.
De acordo com o último recenseamento do INE, na área do Centro Histórico de Lagos existem 1617 edifícios. No levantamento efectuado em 2005, no âmbito do Plano de Salvaguarda, 15,4% encontravam-se em “mau” e “muito mau” estado de conservação e 3,1% em ruínas.
Leia mais no 'Canallagos', aqui, no 'Barlavento Online', aqui.
I
Vestígios romanos em Lagos: Achados dão em polémica
Veja no 'Correio da Manhã' Online, aqui.

13 março 2009

"Vai-te embora choco"
Leia o artigo de Júlio Barroso, publicado no 'Correio da Manhã Online', aqui.
I
Nota: Na reunião de Câmara de 11 de Março, o presidente e vereadores da Câmara Municipal de Lagos eleitos pelo PS votaram contra e chumbaram a Moção apresentada pelos sociais-democratas que recomendava ao Governo que revisse a Portaria sobre a pesca lúdica. Para quem hesitou em votar a Moção no dia em que ela foi apresentada (25 de Fevereiro), chumbou-a quinze dias depois e nem se deu ao trabalho de ir à manifestação de Sagres (ao contrário doutros, socialistas e não só), esta sua coluna de opinião é, no mínimo, um must. Um must de hipocrisia e estranha inquietação.

12 março 2009

Alegações finais de julgamento de autarcas de Lagos adiadas para dia 18
I
"A discussão da matéria de facto provada e alegações finais do julgamento do presidente e cinco vereadores da Câmara de Lagos por alegadas irregularidades, agendada para hoje no Tribunal de Contas, foi adiada para dia 18."
Leia mais no 'Barlavento Online', aqui.
I
Autárquicas: CDS e PSD coligados em Lagos
I
"O candidato do PSD à Câmara de Lagos, Nuno Marques, vai contar com o apoio do CDS. As duas concelhias chegaram a acordo para uma coligação nas eleições autárquicas que se avizinham."
Leia mais no 'Região Sul Online', aqui.

09 março 2009

'Barlavento' (5/Março)

Clique na imagem para ampliar
Leia também na edição electrónica do 'Barlavento', aqui.

08 março 2009

'Região Sul' (5/Março)

Clique na imagem para ampliar

07 março 2009

'Barlavento' (5/Março): «Por cada posto de trabalho criado numa grande superfície, desaparecem quatro no comércio local»

Clique na imagem para ampliar

06 março 2009

'Postal do Algarve' (5/Março)

Clique na imagem para ampliar

04 março 2009

"Tribunal julga autarcas por obras sem concurso"

Começa hoje, pelas 10.00, no Tribunal de Contas, em Lisboa, o julgamento que envolve o presidente da Câmara Municipal de Lagos, Júlio Barroso (PS), dois vereadores deste partido e três do PSD, acusados da prática de ilegalidades na adjudicação, em 2007, de uma empreitada com "trabalhos a mais" sem concurso público para a construção do complexo desportivo (pavilhão e piscinas municipais) nesta cidade, incluindo arranjos exteriores, no montante de 520.155,90 euros, com IVA.

Leia mais na edição de hoje do DN e no DN Online, aqui, no 'Observatório do Algarve', aqui, no 'Barlavento Online', aqui, no 'Correio da Manhã', aqui.
I

Clique na imagem para ampliar

02 março 2009

PSD/Lagos pede revisão das restrições à pesca lúdica na Costa Vicentina

O PSD apresentou uma Moção na última reunião da Câmara Municipal de Lagos (CML) recomendando ao Governo que, “em nome do interesse público”, reveja a Portaria n.º 143/09, de 5 de Fevereiro, que veio definir os condicionalismos específicos ao exercício da pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).
Leia mais no Canallagos, aqui, no 'Barlavento Online', aqui.