Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

02 dezembro 2007

Fórum dos Descobrimentos - um projecto de projecto.

O Orçamento Municipal para 2008 dedica 11 linhas de texto ao 'Fórum Nacional dos Descobrimentos'. Tal é, ainda, a indefinição programática e o fraco alcance estratégico da iniciativa.
A Câmara continua a olhar para a ideia como tem feito até aqui. Ou seja, como um projecto do Sr. presidente da Câmara e não de um projecto do Executivo municipal; como um projecto do PS e não de todas as forças políticas; como um projecto só de alguns e não de envolvimento de todos os cidadãos e empresas; como um projecto só de Lagos e não de todos os municípios das Terras do Infante; como um projecto de edifícios novos e pontes novas, conteúdos museológicos e afins, e não como um projecto-âncora de uma estratégia global de desenvolvimento de longo prazo para o extremo Barlavento algarvio.
Insistir em ‘regatear’ com Sagres, na praça pública, o exclusivo do projecto para Lagos -como sucedeu na sessão de encerramento do congresso do Algarve- é o mesmo que decretar a dimensão paroquial do mesmo quando não é isso que, concerteza, interessará a ambos os concelhos.
Ainda há tempo para emendar a mão e partir em busca da capitalização de consensos, apoios políticos e simpatias por um projecto que não dispensa uma abordagem territorialmente estendida aos três concelhos da associação Terras do Infante para ser um verdadeiro ‘projecto estratégico’.
No entanto, a precipitação e a insistência nos mesmos erros de sempre não lhe auguram bom futuro.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial