Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

07 abril 2005

Descontrolo na despesa, incapacidade realizadora e desincentivo ao crescimento económico

Descontrolo na gestão da despesa, incapacidade realizadora (cerca de metade do previsto) e desincentivo ao crescimento económico em virtude da política de forte agravamento de impostos municipais seguida pelo actual Executivo camarário, são as conclusões resultantes da análise do "Relatório de Gestão e Demonstração de Resultados de 2004", apreciado e votado ontem na reunião do Executivo Municipal.
Dados constantes do documento oficial de prestação de contas da Câmara Municipal de Lagos permitem concluir que:
- 49,324 milhões de euros é o valor global das receitas, 36,639 milhões o valor das despesas;
- 2/3 da despesa é consumido em "despesa corrente"; apenas 1/3 é "despesa de investimento";
- O Plano Plurianual de Investimentos teve um nível de Execução de 56% (investiu-se menos 9,3 milhões de euros do que o inicialmente prometido!);
- As receitas de IMT/Sisa + IMI/Contribuição Autárquica registaram um assinalável aumento de 3,0 milhões de euros (!) relativamente ao ano anterior;
- 11,881 milhões de euros foram recebidos pela venda do sistema municipal de esgotos à empresa "Águas do Algarve"; 672 mil euros foi a quantia arrecadada com recurso a financiamento bancário.
Ou seja:
1. A receita e a despesa municipais bateram os recordes de todos os tempos. (Aliás, o desemprego no concelho também. Não consta do "Relatório" mas, em Janeiro último, estavam inscritos no Centro de Emprego 1282 desempregados!)
2. É demasiado dinheiro para tão baixo índice de realização (56% do prometido!) e tanto esbanjamento (2/3 da despesa é "despesa corrente").
Se a economia local não está a definhar, se as famílias lacobrigenses não estão cada vez mais pobres e se a Câmara não anda a nadar em dinheiro e a fazer "vida de Lorde" às nossas custas, então, afinal de contas, o que é que verdadeiramente se está a passar!?

2 Comentários:

Às 12:51 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Pois e naeu amigo, isto e um forrobodo. So em festas, festarolas e cultura a C.M. de Julio Barroso gastou cerca de 1 Milhao de contos em 2004, uma soma fabulosa. Para investir pouco fica e Lagos esta a marcar passo, hoje em dia com menos hoteis que em....1980. E AGORA COM AS ELEICOES EM OUTUBRO PROXIMO O FORROBODO VAI CONTINUAR,vao passear ao Brasil, Bojador , Marrocos, etc, mas Lagos nao tem ...Hoteis. So visto, porque contado ninguem acredita.
Um abraco do Antonio Santos

 
Às 12:05 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

This is very interesting site... »

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial