Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

14 abril 2005

CdM - Arquitectura/Urbanismo

M. Graça Dias: «Achei sempre que a solução do Koolhaas era muito acertada, porque iria criar, finalmente, uma referência.»
Carrilho da Graça: «Quando se conheceu o projecto, achei muito interessante o volume ser um objecto isolado, mas trespassado pelas vistas e assim influenciado pelas relações com a cidade»
A. Alves Costa: «Uma leitura pessoal do lugar deu ao autor o pretexto que ele queria, não temos dúvidas, para propor uma outra lógica de fazer cidade que se liberta das ‘imposições’ da cidade tradicional»
E. Souto Moura: «É um edifício que gosto. Acho bonito, mas o futuro da Arquitectura não é aquele. (…) Acho que Portugal, durante muitos anos, vai precisar de construir – precisamos da gramática da construção e não da desconstrução.»
in suplemento “A casa abre-se à música”, jornal “Público”, 14/04/05.

13 Comentários:

Às 6:12 da tarde , Blogger Makejeite disse...

Brincamos ou quê???

O que estava previsto para Novembro de 2000 só agora aparece, tamos a falar de 5 anos.

O que estava previsto para custar cerca de 20 milhões de Euros é hoje de cerca de 100 milhões.

Pior do que os dois pontos anteriores, a Casa da Música é um polo de divisão dos habitantes da bela cidade do Porto e estava previsto que fosse um espaço de cultura e de união.

É, de facto, uma realidade, mas o modelo de gestão obrigou a uma programação aquém do que era esperado, e até do anunciado em 1998 ou(99 não me lembro quando foi lançada a obra, mas lembro-me da magnitude da programação prevista).

Vamos falar do modelo de gestão?

Dramático!!! É o Estado, isto é, todos os portugueses, que vão ter que alimentar aquilo.

Sem modelo de gestão definido, sem dinheiro para além de Dezembro de 2005, não seria melhor calarem-se e não fazerem dos portugueses parvos? O alarido que estão a fazer, e o meu amigo Nuno vai na onda, é sintomático do desastre que se adivinha.
AG

 
Às 6:34 da tarde , Blogger Nuno Marques disse...

Não sei se teve oportunidade de reparar mas o post abaixo é precisamente sobre os custos. E se ele lá está por alguma razão é. Não acha?

 
Às 7:15 da tarde , Blogger Makejeite disse...

Reparei.!!!
E você reparou que já colocou 8 Post a falar da Casa da Música! Abordando todas as vertentes!? Reparou também que não deu para entender qual a sua opinião sobre aquilo?!.

A profissional, penso saber que é favorável, a sua formação académica favorece uma opinião positiva no sentido lato da frase, ou da palavra, como entender. Eu, apesar de não ter qualquer tipo de formação nessa área (ária, quase que me apeteceu escrever assim pela analogia…) agrada-me o volume e acho que aquela praça, se já era bonita (?), ficou beneficiada. Mas o que importa, e é disso que posso discutir consigo, é a opinião política.
AG

 
Às 12:29 da manhã , Blogger Nuno Marques disse...

Indo para além do conteúdo arquitectónico e urbanístico, do ponto de vista do planeamento do projecto artístico e da obra em si, ou seja, do ponto de vista político, a CdM é também uma marca - a marca do desastre que foi a governação socialista (MM Carrilho) do país durante seis anos e o desastre da governação autárquica portuense (F. Gomes e Nuno Cardoso).
Tenho portanto com a CdM uma relação amor-ódio, se é que se pode dizer assim.
PS: Já meditou sobre o comunicado do PS local publicado no Canallagos?

 
Às 9:55 da manhã , Blogger Makejeite disse...

Já!!!
Achei piada à forma como abordam o assunto. Veremos o que vai ser e até onde vai o desplante.
Em esconder, ou antes, ao não assumir os erros que foram cometidos, será sempre um handicap negativo para quem quer ganhar. Eu acredito, como sabe, que vai ser renhido, mas a meu ver o PS começou da pior forma possível, aliás sintomático com as posições assumidas por alguns lideres locais, salvo raras excepções esta será a postura permanente.

Aliás, será você que vai dizer a Júlio Barroso que errou? Ou que deveria ter feito assim ou assado?

Internamente o “ámen” está dado e como já se viu as vozes discordantes foram caladas à boa maneira de… Lá me ia saltando, esqueço-me que estou a falar alto e que alguém me pode ouvir.

Mas é bom, assim ficam de vez definidas posições.

As ambiguidades são salutares quando e só, quando virgens.
Sabe que gosto desta abordagem pública dos assuntos?
E sabe mais?
Gosto do silêncio “assustado” dos “arnaldos” e dos “roubalhões” de pseudónimos. Nem sempre fui eu o Dadinho Mémé, mas só ontem à noite é que reparei nisso. Não importa.
AG

 
Às 11:11 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

tantos incompetentes e todos do mesmo "lado";do outro "lado":uma luz que nos ilumina a todos.Caramba,quando é que nos livramos dos ditos "lados"...ah,esqueci-me que é de politica que falamos e não de desenvolvimento.Aguardo a tal resposta demagogica.J.B.

 
Às 7:24 da tarde , Blogger Makejeite disse...

Boa JB, aquilo é desenvolvimento.
À custa de... que tipo de atrazos?
AHH JB, JB, que extraordinária análise!!!
AG

 
Às 8:11 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Mas quem é que anda assustado.....
Penso que não sao essas pessoas a que se refere....

 
Às 10:59 da tarde , Blogger Makejeite disse...

Diz que disse mas não disse. Quem é que se tenta encapotar e depois cai na mais simples esparrela?
Dadinho, Dadinho, então quem és tu que cais na mais vizivel casca de banana que te colocam no caminho? Só falta dizeres que de estradas percebes tu!!!
AG

 
Às 10:52 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Oh Dadinho não fales de estradas que de estradas tu não percebes nada,ha aqui entidos que se julgam perceber mt desse tema, mas nos 12 anos que tiveram lá o que mais fizeram foi rotundas!!
Quanto as estradas ficamos por aqui a aguardar umas surpresas que podem vir ai..............

 
Às 10:53 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Oh Dadinho não fales de estradas que de estradas tu não percebes nada,ha aqui entendidos que se julgam perceber mt desse tema, mas nos 12 anos que tiveram lá o que mais fizeram foi rotundas!!
Quanto as estradas ficamos por aqui a aguardar umas surpresas que podem vir ai..............

 
Às 11:16 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » » »

 
Às 9:18 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Excellent, love it! Colorado foreclosure refinance tennis Isuzu vietnam microsoft operation manager training http://www.debt-consolidation-loan-credit-card-relief.info/National_city_bank_card_services.html hertz car rental refinance mortgage rates reno ca146101 car rental san francisco ca discount refrigerators reconditioned refrigerators in Free free remover scan spyware virus Rental cars cloncurry riverton wyoming rental cars http://www.surveillance-device-1.info/Cheap_rent_a_car_nashville.html http://www.liposuction-photo.info/Liposuction9.html Pitchers of shrek shoes http://www.order-ambien.info/micra-car-rentals.html Sony notebook backpack

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial