Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

02 outubro 2012

'Associação Odiana' promoveu políticas regionais em conferência internacional (Fonte: Associação Odiana)

No âmbito do projeto europeu RURALAND a ODIANA, em conjunto com dez regiões rurais da União Europeia, trabalhou pelo desenvolvimento do mundo rural e políticas regionais. Os resultados foram apresentados em conferência em Sevilha.

O projeto RURALAND surge no âmbito do programa Interreg IV C 2007-2013 e é constituído por dez regiões de nove países (Espanha, França, Itália, Portugal, Finlândia, Roménia, Bélgica, Suécia, Bulgária) que partilham uma visão comum de oportunidades e necessidades de desenvolvimento das áreas rurais europeias. A metodologia consistiu em selecionar um vasto conjunto de boas práticas envolvendo visitas de campo para importação; no total foram alcançados 30 planos de ação. No Baixo Guadiana o objetivo é tentar implementar uma mini central de biomassa no território com o intuito de aquecimento e refrigeração sustentáveis de edifícios públicos. O projeto é ambicioso, já detém um plano de ação e aguarda por financiamento no próximo quadro comunitário.

Para além dos planos de ação o projeto foi mais longe e publicou um conjunto de políticas estratégicas para efetivar a eficácia de projetos europeus no meio rural. Estas Recomendações Políticas constituem-se como uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável dos projetos candidatados a fundos europeus e que encontram entraves na sua implementação, desde excessiva burocracia, ilegibilidade de ações e equipamentos essenciais, entre outras.

Com início em 2010 e término no final de 2012 realizou-se nos dias 20 e 21 de Setembro «Dia da Cooperação Europeia» em Sevilha [Consejería de Agricultura e Pescas], a conferência de encerramento. A Odiana e a CCDR Algarve marcaram presença. “As sinergias entre os agentes públicos privados devem ter sobretudo como metas a inovação, competitividade e sustentabilidade no desenvolvimento de projetos rurais”, referiu o Presidente da Associação Odiana, José Estevens, apontando a entidade como um exemplo. “A Odiana é um exemplo de uma estrutura que tenta constituir-se como agente dinamizadora local e em forte contacto com a comunidade local”. Também o Vice-Presidente da CCDR Algarve, Nuno Marques, atestou que “esta via de apoio é decisiva para os territórios da ruralidade”, não descurando que no panorama de crise os negócios tem que ser cada vez mais geridos de «forma sustentável».

Refira-se que neste projeto a ODIANA contou com a colaboração do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Algarve, da CCDR Algarve e da Autoridade Florestal Nacional (AFN). Para mais informações consulte: www.ruraland.eu

Fonte: Associação ODIANA.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial