Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

28 dezembro 2008

O triunfo dos ‘shoppings’ e a lição de Vila Real de St.º António


Sessenta lojas, doze unidades de restauração, hipermercado, quatro salas de cinema, mil lugares de estacionamento grátis. Vai ser assim o novo shopping de Tavira, junto à porta Este da cidade, para fazer concorrência ao “La Plaza” de Ayamonte.
Em Olhão é o “Ria Park” que desafia o “Fórum Algarve”. Na Guia vai ser o novo “Gran Plaza” a concorrer com o “Algarve Shopping”. Em Portimão é o mega “Portimão Shopping” contra o “Modelo”.
Também Lagos terá, em breve, o seu “Lagos Shopping” ou “Fórum Lagos” ou coisa parecida.
Ouve-se falar que os novos centros comerciais “modernizam as cidades e o comércio, criam mais empregos, oferecem contrapartidas importantes.” Ah, e que, “com maior concorrência, os produtos baixam de preço” (importam-se de mo provar, por favor?)
Ouve-se dizer também que “não há razões para alarme entre os comerciantes locais.”
A realidade é que cada shopping elimina quatro empregos no comércio local por cada emprego (de baixa remuneração) que cria. A verdade é que centenas de pequenas empresas vão fechar, muitas delas de base familiar. Mas, “não há razões para alarme”...
Os shoppings viram as cidades do avesso. Onde hoje é o centro amanhã será um deserto. Onde hoje é a periferia amanhã haverá um shopping igual ao doutras cidades moribundas. Mas, “não há razões para alarme”...
Portanto, o futuro das principais cidades algarvias não é difícil de prever. Por este caminho, aumentarão as ‘cidades-fantasma’. E crescerá o desemprego e as desigualdades sociais.
Entretanto, no meio desta guerra de shoppings, encontra-se Vila Real de St.º António (VRSA), que tem uma política municipal que dispensa mais médias superfícies e shoppings e que criou uma Associação de Desenvolvimento da Baixa (ADB) para valorizar e dinamizar o comércio local.
A ADB organiza feiras para escoamento de stocks, promove o Memorial Gastronómico, em conjunto com restaurantes da Baixa, para valorizar as referências gastronómicas locais, faz animação de rua aos sábados com grupos artísticos de VRSA, realiza o Mercado Mensal em plena praça Marquês de Pombal no primeiro domingo de cada mês. E, com tudo isso, atrái milhares de pessoas à cidade.
A Associação incentiva a reocupação de prédios devolutos por novos estabelecimentos e ajuda os proprietários que os queiram reabilitar. Promove acções de formação para profissionais do comércio e restauração, colabora com a PSP em matéria de Segurança, divulga VRSA em Espanha, etc, etc.
A ADB também promove a cidade por via das artes – realizou um “I Encontro de Pintura” com quarenta pintores espanhóis e portugueses, um “I Concurso Fotográfico do Centro da Cidade” que reuniu trinta e seis trabalhos e doze fotógrafos...
Resultado: em menos de dois anos, a ADB já apoiou cerca de três dezenas de projectos de investimento e, no centro de Vila Real de St.º António, já abriram quinze novos estabelecimentos.
Isto quer dizer que VRSA acertou no caminho que escolheu para defender e valorizar a sua cidade.
Pena é que o Algarve todo não lhe siga o exemplo.

Árvore de Natal Gigante, Praça Marquês de Pombal, Vila Real de St.º António (Dez/2008). Fotos: 'Barlavento Online'.

10 Comentários:

Às 4:16 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Concordo absolutamente. Abrir grandes superficies em cidades de pequena dimensao como as cidades algarvias e' um erro tremendo, que so beneficia obviamente as grandes empresas e os seus accionistas. Mais ninguem...

 
Às 9:25 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Concordo.

 
Às 9:25 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Parabéns pelo artigo, já agora.

 
Às 6:47 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Dr. Nuno Marques, qual é a sua opinião sobre o famigerado blog "Mesa Redonda"? É importante conhecer a sua opinião.

Obrigado

 
Às 9:19 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Isso não era uma ideia desse movimento do estacionamento de Lagos.
Veja lá senhor vereador quem se cola a quem..
Força.
É com estas que opoderão ajudar

 
Às 11:39 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Quer o Sr. Nuno Marques queira ou não os lacobrigenses deslocam-se a todos esses shoppings e fazem noutros concelhos as suas compras... então porque não traze-los tb para Lagos e fazer disso uma mais valia para o concelho, gerando novos postos de trabalho e riqueza. E não estando só agarrados a um comércio tipicamente turístico de venda de "souvenir". Pense tb nisso e não defenda com tanta garra o comércio tradicional

 
Às 1:30 da tarde , Blogger Nuno Marques disse...

Meu caro(a). Obrigado pelo comentário. A diferença fundamental entre a minha posição e a posição dos que defendem mega-shoppings em cidades de reduzida dimensão é que eu defendo o emprego e a sustentabilidade financeira de famílias inteiras que dependem do pequeno comércio (small business) para viver. E defendo as cidades, e os seus encantos enquanto recurso turístico e de desenvolvimento. Outros defenderão o contrário, como parece ser o seu caso. Respeito a sua posição mas estou frontalmente em desacordo com ela. Cumprimentos e um excelente 2009 para si e familiares. Com Saúde e com Emprego!

 
Às 7:05 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

quem pensa assim vai longe e acredita .
vemos o ex do total capitalismo mundial o que deu. acredita

 
Às 8:10 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Mas...mas...será que estou a ver bem? O Dr. Nuno Marques com ideias anti-capitalistas? Será que está no partido certo? Será?

 
Às 10:43 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Excelente artigo do Dr. Nuno Marques. Fica sempre bem elogiar o "patrão" Luis Gomes. Mas já agora, gostaria que esclarecesse porque motivo a Associação de Desenvolvimento do Centro de VSRA ficou sem o financiamento do IAPMEI para 2009. Votos de um Bom Ano.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial