Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

15 março 2005

Será tão errado pensar assim?

«O vendedor ambulante muitas vezes é caçado plos fiscais burocráticos. É pena, pois ele não é apenas um comerciante, às vezes, reconheço, atuando de forma ilegal. Mas ele deve ser visto com olhos mais generosos, dada a amplitude de sua atuação.» (...)
«Na verdade, o vendedor de hot dog em Nova Iorque, de água-de-coco no Nordeste, as vendedoras de acarajé na Bahia, o homem que grita olha o mate nas praias do Rio ... todos têm um componente de identidade muito forte. Eles acrescentam o som, o cheiro, a cor, e isso faz com que a nossa identidade se sustente»(...)
«Cidades que às vezes não têm grandes atrativos em determinadas regiões mudam radicalmente quando são arborizadas. Muitas cidades conseguem ganhar unidade por meio da vegetação intensa.» (...)
«Curitiba plantou um milhão de árvores em menos de duas décadas. O começo foi um gesto de verdadeira gentileza urbana. Para garantir a irrigação de todas estas pequenas árvores plantadas nas ruas, foi solicitado o apoio da população. O governo municipal lançou uma campanha que dizia: A prefeitura dá a sombra e você, a água fresca.»

Jaime Lerner in "Acumpuntura Urbana", publicado pela editora "Record" em 2003.
Oscar Niemeyer, no prefácio do livro, refere-se assim à obra feita de Jaime Lerner:
«Se examinarmos a atuação de Jaime Lerner no campo do urbanismo, vamos sentir como a intuição o tem levado às modificações urbanísticas que conferiram a Curitiba características completamente diferentes das outras capitais do nosso país.»
Jaime Lerner nasceu em Curitiba. É arquitecto e urbanista formado pela Universidade Federal do Paraná. Foi prefeito de Curitiba por três vezes e governador do Paraná em duas gestões. É presidente da UIA, a União Internacional dos Arquitectos.

5 Comentários:

Às 10:26 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Nuno Marques não é INSUSPEITO. É até muito SUSPEITO. Suspeito de ser amigo do seu amigo, com lealdade. Suspeito de exercitar o racionínio, de agitar as consciências. Suspeito por reflectir, em terra onde a reflexão parece ter sido deixada ao abandono. Nuno Marques é suspeito. Suspeito de querer o melhor para a sua terra, segundo o seu ponto de vista. Suspeito de pertencer a um Partido que nos últimos 3 anos conduziu o nosso país a um beco, do qual é complicado de sair. Suspeito de pertencer a um Partido que durante 12 anos geriu os destinos do concelho rumo a uma obra invísivel. Mas não obstante, é com prazer e amizade e lealdade numa luta que espero leal, que te abraço. Carlos Mesquita

 
Às 11:24 da tarde , Blogger Nuno Marques disse...

Caro amigo! Bem-vindo e obrigado pela visita e pelos considerandos. Os dois somos, certamente, insupeitos de afirmarmos com honestidade e frontalidade aquilo que pensamos da nossa terra e aquilo que pensamos um do outro. É isso que tem consolidado esta boa amizade que temos sabido manter ao longo de muitos anos. Apesar das diferenças político-ideológicas que nos separam, como é certo e sabido. A democracia é mesmo assim. E as boas amizades também.
Nota: Para quem não sabe, eu o meu amigo CM fomos os responsáveis por uma "coisa" que se realizou há uns anos atrás na nossa cidade e que se chamou "Fórum Vila-a-dentro - A Cidade e os Jovens". Por certo, alguns ainda se lembrarão...

 
Às 12:23 da manhã , Blogger fernando viegas disse...

Sim senhor. Mais um "cromo laranja" na blogosfera algarvia. A cor do blogue (verde lagarto)não ajuda mesmo nada mas eu sou teu amigo e como tal vou passar por aqui muitas vezes.
Força e não desistas.

 
Às 7:20 da tarde , Blogger Jorge Lami Leal disse...

Directamente da minha terra natal! Mais um blogue da minha área política! Cumprimentos e vou "xpreitando"...

 
Às 12:47 da manhã , Blogger Nuno Marques disse...

Fernando e Jorge, sejam bem-vindos a este humilde blogue, vocês que já andam nestas andanças há tanto tempo... Como costumo dizer a quem prezo: - Façam como se estivessem em vossa casa. Um abraço aos dois, NM

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial