Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

30 março 2005

O Prof. Marcelo esteve em Lagos

Foi realmente uma delícia ter estado ontem até à uma da manhã, no Hotel Tivoli, a assistir à palestra que o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa veio dar a Lagos a convite do "Rotary Club" e subordinada ao tema "Portugal - que futuro?"
Numa sala a rebentar pelas costuras, cheia de gente vinda de todo o Algarve para o ouvir, Marcelo Rebelo de Sousa, com o à-vontade, inteligência e facilidade de comunicação que lhe são inerentes, centrou-se mais nos desafios e problemas que, a seu ver, Portugal tem de ultrapassar, do que propriamente na tentativa de encontrar uma receita milagrosa para o futuro do país.
Entre muitas outras coisas, o Prof. Marcelo falou da ancestral dependência da sociedade civil face ao Poder, da falta de auto-confiança e auto-estima dos portugueses e da desconfiança generalizada que teimosamente subsiste na sociedade portuguesa face à iniciativa empresarial (quase como se tudo o que não depende directamente do Estado ou do Poder não prestasse), factores que obstam, seriamente, ao nosso crescimento e progresso social.
Tratando-se do tema que era, evidentemente que Marcelo teria de nos oferecer a sua perspectiva acerca das consequências da nova realidade social da imigração em Portugal - depois de, durante décadas, nos termos habituado a ser um país de emigrantes -, da (fraca) relação entre a Escola e o domínio empresarial português, ou ainda, da impreparação dos jovens e da Comunidade Escolar para lidarem com a necessidade de terem de desempenhar diferentes actividades profissionais ao longo da sua vida activa.
Fosse até às quatro da manhã e acredito que poucos teriam saído da sala.

3 Comentários:

Às 8:48 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Atão não que não precisava de ser convidado para ir ouvir o homem? Bastava prantar-me lá que maceitavam na sala a troco de vinteuros. Ganda boi, logo eu que nã minformei. Páproxima tou mas atente.
O Vosso Nadinho Mémé

 
Às 12:44 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Marcelo veio a Lagos e falou, falou bem.É evidente que em Portugal, sem o saberem, os portugueses seguem um sistema "comunista". Qual é a mae ou a avozinha que nao gosta de ver a filhinha a trabalhar na Camara Municipal? Ganha-se pouco, faz-se menos e está certinho. E todos os Presidentes fazem este jogo "comunista". Empregam os familiares, amigos e só nao empregam a avózinha porque esta já está fora de prazo. Por isso é que a Camara de Lagos "só tem" cerca de 800 empregados.400 CHEGAVAM. Portanto subsiste em falência técnica. A MAIORIA TRABALHA POUCO, PORQUE POUCO HÁ A FAZER. A cULPA É DO SISTEMA E NAO DOS FUNCIONARIOS.
Sem uma reforma da administraçao publica Portugal nunca sera um pais moderno.
Mas se Julio Barroso assim actua, o mesmo se passa por exemplo em Lisboa. Por exemplo, dantes o pelouro da cultura de Lisboa(que vale milhoes) era controlado por amigos de Joao Soares, agora é controlado por amigos de Santana Lopes. Vai lá vai....
Antonio Santos - Lagos

 
Às 10:58 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read Whirlpool+water+filters Reebok goalie pants Merchant services offers order ativan via phone for priority today delivery business insurance leicester Ativan mexican pharmacy Yeoman plotters It systems security

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial