Insuspeito

Ambiente e Urbanismo. E-mail: nunomarques2009@gmail.com. Também no FACEBOOK, em www.facebook.com\nunomarques2009.

28 janeiro 2011

"GNR precisa de casa nova" (notícia 'Correio da Manhã'´, 28/Jan)

Clique na imagem para ampliar

27 janeiro 2011

Notícia jornal Barlavento, 27/Jan


‎"A empresa municipal detectou a tempo mas... o projectista não quis alterar, depois passou a querer". Mas... o dono da obra não foi sempre o mesmo: FUTURLAGOS?

Quem encomendou o projecto não foi também a FUTURLAGOS? Não deviam ter visto o projecto antes de o aprovarem?

Com estas explicações ao Barlavento, alguém está a querer sacudir a água do capote?

Os contribuintes pagam bem a quem compete evitar erros destes.

23 janeiro 2011

Parabéns Cavaco Silva! Justamente, o nosso presidente até 2016!

19 janeiro 2011

Lagos: Estacionamento da frente ribeirinha entrou em obras 6 meses depois de inaugurado


O parque de estacionamento da frente ribeirinha de Lagos, com capacidade para 480 veículos automóveis, abriu as portas ao público no primeiro dia de Julho de 2010, portanto, há cerca de seis meses e, entretanto... já entrou em obras! (se é que as mesmas terão algum dia sido concluídas?!)
As obras em causa visam, aparentemente, a demolição do separador central da via de saída do parque, a qual, devido à sua elevada inclinação e exígua largura dificulta a manobra aos automobilistas e tem causado um sem número de raspões nos veículos dos utentes daquele estacionamento coberto.
Há muito que a população identificou o problema, o qual, inclusivamente, já entrou para o anedotário local.
Tivesse o problema sido identificado na altura certa, e por quem é eleito e/ou pago para isso, e a asneirada não tinha sequer chegado a concretizar-se, poupando-se, com isso, aos cidadãos, transtornos, despesas inesperadas com os estragos causados e, porventura, razoabilíssimos pedidos de indemnização(?).
A população tem os decisores públicos que merece? Eu ainda julgo que não.
Os cidadãos contribuintes deste país não merecem, de todo, que o dinheiro dos impostos que pagam com o esforço do seu trabalho seja desperdiçado por causa da pouca seriedade e falta de competência de alguns gestores públicos que se arrogam precisamente do contrário.
Já agora, e algum dos três gestores da empresa municipal FUTURLAGOS, principescamente pagos pelo erário público, importa-se de vir a público assumir o erro e dizer-nos quanto nos custa a nós, contribuintes deste pobre país, o resultado de mais esta sua "desatençãozinha"?
Ou o assunto, por demasiado incómodo que é, não merece que lhe dispensem meia-hora da sua atarefadíssima agenda?




14 janeiro 2011

Lagos: Golfe de Espiche com avaliação de impacto ambiental só depois da construção


I
Em 2009, o processo sofre outro revés na altura da construção do ‘clubhouse’, no espaço de uma ruína existente no terreno, para a qual a autarquia não emite licença de construção, apresentando como razão o não licenciamento do campo de golfe, opção que a oposição social democrata contesta, alegando que o atraso do projeto tem impacto negativo na economia do concelho. (sublinhado meu)
I
Para aceder à peça jornalística do Observatório do Algarve sobre o assunto clique, aqui.
I
Para recordar o post sobre o tema, publicado no Insuspeito em 3/Jan/2009, clique aqui.

13 janeiro 2011

'Vereadora nomeada administradora com funções executivas na Futurlagos' (notícia 'O Algarve', 13/Jan)

I
Clique na imagem para ampliar

"Vereadora nomeada para empresa" (notícia 'Correio da Manhã', 6/Dez)

Clique na imagem para ampliar

10 janeiro 2011

Contas e números da Câmara Municipal de Lagos – que credibilidade?

A lucidez e a coragem da posição assumida pela direcção do PSD/Lagos na audição dos partidos políticos no âmbito da preparação do Orçamento da Câmara Municipal de Lagos para 2011 são dignas do meu reconhecimento.
Lucidez por não acreditar na fiabilidade das contas e dos números que são apresentados pela Câmara sobre a sua situação económico-financeira.
Coragem porque, para a actual liderança do PSD/Lagos, desempenhando funções profissionais ao serviço do Município, e logo na área económica e financeira, seria, por certo, muito mais cómodo optar pelo silêncio (por fingir que os números seriam fiáveis) e abster-se de tomar posições em desacordo com a posição oficial do presidente da Câmara.
Quem prima a sua conduta pela verticalidade, quem põe princípios acima de conveniências pessoais de circunstância, age como a direcção política do PSD/Lagos agiu – com seriedade, apesar do risco de retaliações pessoais e políticas.
É claro que, incomodado, logo na reunião de Câmara seguinte, o PS, recorrendo a um exercício do mais comum e desinteligente intriguismo (muito ao seu estilo, aliás), deu-se ao trabalho de provocar os vereadores eleitos pelo PSD, atirando-nos em cara uma suposta falha de comunicação ou lapso grave de entendimento entre nós e a direcção política do PSD/Lagos.
Para Júlio Barroso e António Marreiros, “o PSD/Lagos e a sua direcção não conhecia as contas da Câmara por culpa dos vereadores sociais-democratas que não lhes forneciam tais dados.” Pasme-se!
Podiam, ao menos, ter arranjado argumento menos pateta para tentar desestabilizar a boa saúde relacional que continua a existir no seio da família social-democrata de Lagos. Já o mesmo ninguém pode dizer do PS/Lagos...
Entendo perfeitamente o embaraço de Júlio Barroso e aquilo que o levou a mais essa pobre manobra de distracção. Manobra essa, aliás, repetida na sessão seguinte da Assembleia Municipal de Lagos que aprovou o Plano e Orçamento para 2011 só com os votos favoráveis do PS e de mais nenhum outro partido.
É que uma coisa é a Oposição suspeitar que os números não correspondem à realidade. Com a demagogia do costume, pode o Poder sempre dizer que “a Oposição está equivocada, não faz os trabalhos de casa, não conhece”, etc, etc…
Coisa diferente, e certamente com outro peso político, é um técnico da área económico-financeira ao serviço do Município dizer que os números e as contas que o próprio município apresenta estão enviesados, reiterando e validando desconfianças nesse âmbito que têm vindo a ser expressas pelos vereadores da Oposição.
Desconfianças tais que têm sustentado posições e alertas sobre o evidente desequilíbrio financeiro da Autarquia e da necessidade urgente da tomada das medidas apropriadas nesse sentido, as quais o PS tem vindo, irresponsavelmente, a adiar.
Júlio Barroso tem sistematicamente refutado tais necessidades apesar de, entretanto, já ter o plano de saneamento financeiro da Câmara quase pronto para apresentá-lo, brevemente, e em sede própria.
Por conseguinte, o PSD/Lagos tinha razão quando dizia que, inevitavelmente, tal acabaria por acontecer.
Por conseguinte, o PSD/Lagos tem razão para não confiar nos números que Júlio Barroso e o seu PS têm-nos vindo a apresentar. Números que tentam dizer o contrário…
A questão, agora, está em saber se as medidas preconizadas no plano de saneamento financeiro serão suficientes e adequadas a esses mesmos números “enviesados” ou se, até ao final do mandato, para fazer face ao descalabro, ainda teremos mais surpresas desagradáveis a esse propósito, as quais obrigarão a Câmara a medidas mais drásticas que essas.

07 janeiro 2011

Para ver o vídeo da passagem pelo Algarve da campanha do Prof. Cavaco Silva clique aqui
I
Foto: Jornal do Algarve

Presidencias 2011 - Flashes da visita de Cavaco Silva ao Algarve (visita à Casa do Avô, em Monte Gordo, Vila Real de Santo António, 6/Jan)


Fotos: ST

05 janeiro 2011

Não há moral nem comem todos

Foi votada a proposta de nomeação para administradora da empresa municipal FUTURLAGOS, com funções a tempo inteiro, de uma vereadora da Câmara Municipal de Lagos.
A proposta que foi votada na última reunião do Executivo Municipal sucede a outra que há menos de um mês (15 de Dezembro) exonerava-a de funções a tempo inteiro na vereação com os mais moralistas fundamentos relacionados com a Crise e com a (reconhecida) necessidade de contenção de despesas na Câmara Municipal de Lagos.
Com esta nomeação, sobe para três o número de administradores daquela empresa municipal que desempenham funções a tempo inteiro e com regime remuneratório equiparado a vereador a tempo inteiro, mantendo-se, por conseguinte, a despesa municipal e concluindo-se que a atitude do Executivo Municipal lacobrigense no que concerne à redução desta despesa em concreto não passou de uma farsa e de uma manobra de diversão com a única finalidade de iludir os cidadãos contribuintes que o PS de Lagos tem vindo a "esmagar" com uma carga fiscal municipal absolutamente incomportável.
Na esfera da gestão da Câmara Municipal de Lagos não há moral. E, por isso, "não comem todos". É também a primeira vez que esta empresa municipal vai ter tal número de administradores a tempo inteiro. Nem nos tempos das "vacas gordas" houve três administradores a tempo inteiro naquela empresa municipal...
Para uma Câmara em desequilíbrio financeiro, quem diria que fosse possível assistirmos a mais esta provocação contra quem sofre com os efeitos de uma das mais severas crises de que há memória e contra quem está a sentir na pele os erros da gestão PS do município de Lagos!
I
Consulte os documentos nas seguintes hiperligações: